Medicina avalia conhecimentos dos alunos em evento nesta quinta (20)

Nesta quinta-feira (20), pela manhã e tarde, a Faculdade de Medicina da UFPel realizará um evento acadêmico para os alunos do último ano do curso de Medicina, que será uma grande avaliação de conhecimentos teóricos e práticos, contemplando aspectos de habilidades e atitudes frente a situações médicas.

No turno da manhã, os acadêmicos realizarão uma prova teórica, semelhante aquelas aplicadas no Enade, e em processos seletivos para Programas de Residência Médica. Já no turno da tarde, os acadêmicos se submeterão a uma avaliação prática, em que percorrerão estações montadas em consultórios de atendimento médico, utilizando recursos visuais  e manequins que simulam situações clínicas, contando com o auxílio de alunos voluntários.

Ao final da tarde, após o término das avaliações, se fará uma discussão com os alunos sobre o que se esperava sobre cada estação de avaliação prática, de forma que os mesmos possam identificar seus pontos fortes e fragilidades que devem ser reforçadas.

A metodologia escolhida para realizar a avaliação foi o OSCE (do inglês, Objective Structured Clinical Examination), que é um método moderno e utilizado por alguns cursos de medicina do Brasil e de outros países. A ideia de ser realizar esse tipo de avaliação foi concebida a partir do trabalho da Comissão do Internato do Curso de Medicina, composto pelos coordenadores das seis áreas de estágio obrigatório e um representante discente.

A viabilidade do evento se deu a partir da elaboração de um Projeto de Ensino coordenado pela professora Nadia Fiori, do Departamento de Medicina Social e coordenadora do Estágio em Medicina Social, sendo organizado juntamente com os demais coordenadores de estágio, que são os professores Rogério Marques (Estágio em Clínica Médica), Luis Eugênio Costa (Estágio em Cirurgia), Iandora Sclowitz (Estágio em Tocoginecologia), Rafael Olivé Leite (Estágio em Urgência e Emergência), Maria Corália Pauletto (Estágio em Pediatria) e Marcelo Capilheira (Coordenador do Colegiado de Curso).

No total, participarão da avaliação cerca de 60 alunos e estão envolvidos no projeto 15 docentes, cinco servidores técnicos e cinco acadêmicos, além de alunos participantes voluntários.

“Espera-se que os acadêmicos do último ano do curso possam ter mais uma oportunidade de testar seus conhecimentos e habilidades e, além disso, possam ter contato com uma metodologia de avaliação moderna e ainda inédita no curso de Medicina da UFPel. Espera-se que essa experiência possa ser replicada e ampliada nos próximos anos”, avalia o coordenador do curso.

Publicado em 18/10/2016, na categoria Notícias.