Bacharelado em Música promove 1º Encontro de Pesquisa

I-ENCONTRO-PESQUISA-BAL-MUSICA-UFPEL-CZ-FNestas quinta e sexta-feira, dias 20 e 21 de outubro, será realizado, no Auditório 2 do Centro de Artes, o 1º Encontro de Pesquisa do Bacharelado em Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Na programação, estão apresentações artísticas, palestras e mesas-redondas.

A proposta do encontro é construir um panorama do que está sendo feito em termos de pesquisa dentro dos cursos de Bacharelado em Música da Universidade, dando visibilidade a esta produção e contribuindo para fomentar o interesse pelo tema.

Quinta-feira, 20 de outubro
8h30min – Abertura, com a diretora do Centro de Artes da UFPel, professora Úrsula Rosa da Silva
Sessão de Comunicações 1: A PRÁXIS SONORA COMO ELEMENTO MOTIVADOR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS (Mediação: Prof. Rafael Velloso)
9h – A pedagogia contemporânea da flauta transversal no Brasil: discursos de práticas pedagógicas (Prof. Raul Costa d’Ávila, Júlia Alves, Mateus Messias, Mayara Araújo)
9h30min – Criação musical no bacharelado em música popular da UFPel (Prof. Marcelo Borba)
10h – Modificações técnicas e estilísticas vocais a partir de ajustes no trato vocal (Profa. Daniela da Silva Moreira)
11h – Apresentação Artística: SHOW COM AS TURMAS DE PRÁTICA DE CONJUNTO IV E VI (Coordenação Prof. Guilherme Tavares. Músicos: Amanda Oliveira, Brenda Brugalli, Bruno Moraes, João Pinheiro, Leonardo Dutra, Lígia Oliveira, Mariana Ribeiro, Prof. Rafael Velloso, Robson Caseira, Vinícius Terres, Vinícius Carreiro)

14h – Sessão de Comunicações 2: A PARTITURA E A CRÍTICA MUSICAL COMO OBJETOS DE PESQUISA (Mediação: Prof. Luís Fernando Hering Coelho)
14h – Contribuição para a musicologia luso-brasileira no projeto “Oscar Guanabarino e a crítica musical no Brasil” (Amanda Oliveira de Souza. Prof. Orientador: Luiz Guilherme Duro Goldberg)
14h30min – Oscar Guanabarino e a Crítica Musical no Brasil (Daniel A. dos Santos e Amanda Oliveira de Souza. Prof. Orientador: Luiz Guilherme Duro Goldberg)
15h – Hermínio de Moraes: a face de uma orquestra (Marcele Menezes. Prof. Orientador: Luiz Guilherme Duro Goldberg)
15h30min – Artémis: psicodrama lírico no Brasil da Belle Époque (Prof. Luiz Guilherme Duro Goldberg)
16h15min – Práticas Musicais na Época de William Shakespeare (Profs. Daniela da S. Moreira, João Alexandre S. Gomes, Marcelo Borba, Werner Ewald).
17h10min – Apresentação artística: ITINERÁRIOS II (Profa. Lúcia Cervini e Grupo Livre de Improvisação. Alunos: Charlestow Ibeiro de Souza, Davi Raubach Tuchtenhagen, Fabrício Solano Gonçalves, Felipe Henrique Aparecido Oliveira, Fernanda Keiko Miki da Costa, Ítalo Corrêa Vieira Silva, Mayara Araújo do Amaral, Arthur Saldanha Salles, Heloysi de Lourdes Viana Martins, Jonathas Felipe Ferreira, Juliano Giambastiani Rech, Natalia Cordeiro Muller, Patrick Brasil Menuzzi, Victor Hugo Rodrigues Camargo)

Sexta-feira, 21 de outubro
8h30min – Sessão de Comunicações 3: PESQUISA, CRIAÇÃO E PERFORMANCE NO BACHARELADO EM MÚSICA DA UFPEL (PROJETOS DE FINAL DE CURSO) (Mediação: Prof. Werner Ewald)
8h30min – O processo de construção das rabecas do Mestre Renato Alves da Rosa (Maquiné-RS) (Gustavo Ferraz Reis. Prof. Orientador: Luís F. H. Coelho)
9h – Semiótica e composição: interações na produção de sentido de três peças para piano e acordeão (Davi Raubach. Prof. Orientador: José Homero de Souza Pires Júnior.)
9h30min – “Jack Soul Brasileiro”: o violão como gerador composicional na estética de Lenine (Henrique Costa. Prof. Orientador: José Homero de Souza Pires Júnior.)
10h – Ernesto de Marco entre o Lírico e o Rádio (Raíssa Rodrigues Leal. Prof. Orientador: Luiz Guilherme Duro Goldberg)
11h – Mesa redonda: GRUPOS DE PESQUISA NO BACHARELADO EM MÚSICA DA UFPEL Prof. Luís Fernando Hering Coelho (CIMUS – Grupo de Pesquisa em Ciências Musicais da UFPel) Prof. Luiz Guilherme Duro Goldberg (Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais) Prof. Mario Maia (Grupo de Estudos em Etnomusicologia)
14h – Sessão de Comunicações 4: PERFORMANCES, DESLOCAMENTOS E VESTÍGIOS SONOROS (Mediação: Prof. Mario Maia)
14h – Batutas e Azes ao sul do Sul: sentidos em trânsito na música popular brasileira em Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre entre os anos 1920 e 1930 (Prof. Luís F. H. Coelho, Lígia P. de Oliveira, Daniel A. dos Santos, Felipe Martins)
14h30min – Documentos sonoros: os registros de Octávio Dutra (1884-1937) no contexto da música urbana do Rio Grande do Sul (Prof. Márcio de Souza, Ana Paula de Lima Raymundo)
15h – Práticas musicais e mediações: identidades, movências e religiosidade em comunidades imigrantes de fala germânica (Prof. Werner Ewald)
15h30min – Intercâmbios Sincopantes: Abordagens históricas, culturais e políticas sobre processos criativos em música popular (Prof. Rafael Velloso, Tiago do Amaral, João F. Pinheiro Neto).
16h15min – Apresentação artística / Encerramento – SHOW COM OS PROFESSORES E ALUNOS DO BACHARELADO EM MÚSICA (Coordenação Prof. Guilherme Tavares. Músicos: Profa. Daniela Moreira, Prof. Menan Duwe, Bruno Moraes, Gabriel Faro.)

Publicado em 18/10/2016, nas categorias Destaque, Notícias.