A arte da terapia: A saúde mental em exposição no HE

03projeto_oficinas-13-10-16O Corredor Arte do Hospital Escola UFPel/Ebserh expõe o trabalho realizado pelo Projeto Oficinas de Criação Coletiva, do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina. Definido pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro marca um dia de luta e esperança, motivo que levou à mais uma exposição de talentos em um misto de olhar abstrato e colorido sobre a vida. As 18 obras são caracterizadas por uma estética bastante peculiar, a sensibilidade artística como inclusão social.

Direcionado a portadores de transtornos mentais, o desenvolvimento se estabelece em atividades interdisciplinares, desenvolvendo o senso de cidadania dos participantes. A saúde mental é uma parte integrante e essencial da saúde e atuar em equipe é uma forma de integrar e restabelecer laços. A arte faz com que os atendidos se sintam hábeis a manifestar seu íntimo, estendendo ao grupo um ambiente de confraternização.

As Oficinas são realizadas no Ambulatório da Faculdade de Medicina (no próprio Departamento de Saúde Mental) e nas Unidades Básicas de Saúde da Vila Municipal, Centro Social Urbano do Areal e Areal Leste e os grupos recebem os simbólicos nomes de Liberdade, Arco-Íris, Esperança e Avante. A coordenação é feita pelas assistentes sociais Anete Bertoni, Lenara Stemalke, Nilza Bertoldi e Marlete Araújo, com a participação de médicos residentes de Psiquiatria.

A pintura é um dos principais destaques da mostra, estimulando a descoberta de talentos inatos. Demonstração de que limitações podem ser vencidas com a consciência de profissionais que se dispõem a colaborar.

A exposição pode ser visitada até o dia 25 deste mês, no Hospital Escola (rua Prof. Araújo, 538).

Publicado em 18/10/2016, na categoria Notícias.