Laboratório de Doenças Parasitárias realiza ações na Expofeira

ccs-ladopar-na-expofeiraO Laboratório de Doenças Parasitárias da Faculdade de Veterinária (Ladopar) desenvolveu ação de diagnóstico da verminose ovina para estabelecimentos de produção de matrizes e reprodutores, no dia 15 de outubro, durante a 90ª Expofeira da Associação Rural de Pelotas.

O Ladopar, neste trabalho, montou um mini-laboratório itinerante nas instalações da Associação Rural de Pelotas, com o intuito de promover coletas de amostras de ovinos, procedentes de Cabanhas de Pelotas, Pedro Osório, Canguçu, Piratini, Turuçu e São Lourenço do Sul. Foram apresentadas estratégias demonstrativas de coletas, identificações, acondicionamento e remessa de amostras para o Laboratório. Os exames clínicos e de fezes foram feitos imediatamente com a participação de estagiários, produtores e colaboradores dos estabelecimentos de Ovinocultura de diferentes raças destacadas na Expofeira.

Ricardo Serpa, ovinocultor de São Lourenço do Sul, ressaltou a importância da Universidade no desenvolvimento cenário do agronegócio com prestação de serviços como este que antecipam a necessidade de dosificações anti-helmíntica muito antes da manifestação das perdas pelas parasitoses. Este serviço, tem sido disponibilizado também diretamente no Ladopar, no Campus Capão do Leão.

A ação foi coordenada pela médica veterinária do Programa de Residência Interdisciplinar da Faculdade de Veterinária Jaqueline Freitas Motta. Segundo Jaqueline, “este trabalho é um esforço coletivo que visa a difusão dos conhecimentos e estratégias inovadoras para o controle da verminose ovina, como uma ferramenta disponibilizada pela Universidade Federal de Pelotas para a comunidade de produtores rurais da região”.

Para o acadêmico estagiário Willian Pedra, “esta é uma oportunidade de complementação curricular, com acesso ao mercado, discutindo em tempo real com os produtores rurais sobre os maiores gargalos da produção animal, representado pelas parasitoses”. O professor Sergio Silva, coordenador do Laboratório destaca a importância deste tipo de evento para a formação de recursos humanos da equipe de residentes e estagiários do Ladopar para a manutenção de prestação de serviços às comunidades de produtores rurais na região.

Publicado em 17/10/2016, na categoria Notícias.