Presidente da EBSERH visita Hospital Escola e anuncia liberação de verbas

dsc_0052O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas recebeu, na manhã desta quinta-feira (14), a visita do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Kleber Morais, e de seu vice-presidente, Laedson Bezerra. Além de reuniões e visitas aos serviços do Hospital, as lideranças da empresa responsável pela administração do HE também estiveram reunidas com a equipe de trabalho, ocasião onde foi anunciada a liberação da verba de custeio da unidade.

A reunião foi aberta com pronunciamento da superintendente do HE, Julieta Fripp, que destacou a importância da visita por parte da presidência da empresa, pois dessa forma é possível conhecer as realidades locais. Ela destacou a relevância do serviço da casa de saúde para a cidade e a região: “O município conta com o HE para a prestação de serviço 100% SUS para a região”.

Esse fato foi destacado pelo presidente Morais, que reiterou a necessidade dos hospitais universitários, como o HE, para a assistência de saúde, quando, segundo ele, em muitas comunidades essas unidades podem ser a única salvação dos doentes. O dirigente apontou o hospital da UFPel como uma das principais referências da rede da EBSERH. “Pelotas merece um hospital novo”, finalizou Morais, ao colocar-se como um advogado dessa causa junto à Brasília.

Morais reiterou que o orçamento para o próximo ano será mantido. O presidente da empresa finalizou sua fala anunciando a liberação de R$ 5 milhões para o Hospital Escola, relativas à sua verba de custeio para este ano: R$ 2,1 milhões, relativo ao Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) do Ministério da Educação, R$ 1,8 mihão do Rehuf do Ministério da Saúde e R$ 1,1 milhão do Plano de Trabalho.

Para o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, o contexto da visita dos dirigentes da EBSERH é um momento de muita felicidade, em especial pelos anúncios realizados. Ele afirmou que o grupo de trabalhadores do HE tem transformado muito o hospital, por estarem engajados no plano de crescimento da unidade.

Da visita ao Hospital Escola de Pelotas, Morais e Bezerra deslocaram-se à cidade vizinha de Rio Grande, onde puderam visitar o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Junior, ligado à Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

Publicado em 14/10/2016, nas categorias Destaque, Notícias.