BRDE e UFPel firmam acordo para apoiar projetos inovadores

img-004Com a finalidade de fomentar o desenvolvimento técnico-científico e apoiar a transformação de ideias inovadoras em negócios competitivos, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Universidade Federal de Pelotas firmaram acordo de cooperação técnica nesta quinta-feira (13) a tarde, na Reitoria da Universidade.

A parceria entre as duas instituições ocorrerá no âmbito do Programa de Fomento à Inovação – BRDE Inova, que fornece apoio creditício de longo prazo a empreendimentos inovadores, e a Incubadora de Base Tecnológica Conectar da UFPel,  que dá suporte e apoia o desenvolvimento de projetos inovadores, capacita e desenvolve habilidades e atitudes empreendedoras, promovendo conexões internas e externas à Universidade. Hoje, a Conectar abriga sete empresas incubadas. Já foi aberto novo edital para pré-incubação.

Participaram do ato de assinatura o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, o coordenador de Inovação Tecnológica da UFPel, Rafael Lund, a administradora da Conectar Adalice Kosby, o presidente do BRDE, Odacir Klein, o gerente adjunto do BRDE para a Metade Sul, Carlos Alberto Vaz da Silva, e o gerente de Planejamento da AGRS, Alexander Nunes Leitzke.

Para o reitor da UFPel, a parceria sinaliza para um impulso e um estímulo ao empreendedorismo, tema que tem sido muito trabalhado na Universidade, inclusive com disciplinas. Já o coordenador de Inovação Tecnológica da Universidade ressaltou a rede institucional de empreendedorismo que existe na UFPel, que começa em instâncias como das empresas júniores, e o apoio que o BRDE passa a dar a esta área na Instituição.

Conforme o diretor-presidente do BRDE, Odacir Klein, o objetivo da cooperação institucional é a atuação conjunta e articulada com outros entes públicos e privados responsáveis pela promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e educacional da Região Sul.

“Temos conhecimento das atividades relevantes no apoio à inovação que vêm sendo desenvolvidas pela UFPel através da Conectar, em consonância com a missão de promover a competitividade da indústria rio-grandense de forma sustentável e inovadora. Somos parceiros em ações que geram um ambiente favorável aos negócios e ao desenvolvimento humano e tecnológico, estimulando a formalização e o crescimento das empresas emergentes”, ressaltou Klein.

O Programa de Fomento à Inovação, BRDE Inova, disponibiliza R$ 120 milhões a projetos no RS em 2016, dos quais R$ 85 milhões já foram entregues a mais de dez projetos em todo o Estado. A expectativa para 2017 é de manter o Programa com este patamar de valores. O valor médio de recursos destinados a cada projeto é R$ 3 milhões.

Publicado em 14/10/2016, nas categorias Destaque, Notícias.