Andifes solicita ao MEC liberação dos recursos das Universidades Federais

andifesA Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) encaminhou, na quarta-feira (5), ofício ao Ministério da Educação (MEC) solicitando a liberação plena dos recursos de custeio e a ampliação dos limites de investimentos previstos em Lei. Leia o ofício na íntegra aqui: oficio-andifes.

Entenda
Os orçamentos das universidades federais em 2016 foram definidos com valores menores do que os alocados em 2015. Até o presente momento foram liberados 90% dos limites de custeio e apenas 50% dos limites de capital. As universidades federais necessitam da liberação do total dos recursos previstos em Lei e acordados com o MEC para garantir o funcionamento.

UFPel
Apesar do esforço praticado pela Administração Central para manter a pleno o funcionamento da Universidade, o impacto das contenções chegaram ao seu limite neste ano. A capacidade da Universidade de suportar os cortes e de fazer aportes para finalidades não previstas no seu orçamento está esgotada, não havendo mais condições de gerenciar as demandas sem que haja reposição dos recursos pleiteados e sem que haja o descontingenciamento do orçamento de 2016 tanto de custeio como de capital.

Nesse sentido, a Reitoria publicou, nesta terça-feira (4), uma nota detalhando a situação da Universidade. Confira a nota na íntegra aqui.

Publicado em 07/10/2016, nas categorias Destaque, Notícias.