Preservação do bioma Pampa é tema de congresso

dsc_1525Reconhecido como bioma há poucos pares de anos, o Pampa é tema, durante essa semana, de evento promovido pela Universidade Federal de Pelotas, por meio de seu Instituto de Biologia (IB), Embrapa Clima Temperado e Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB). Trata-se da primeira edição do Congresso sobre o Bioma Pampa: Reunindo Saberes, que entre os dias 3 e 6 de outubro será espaço de partilha de conhecimentos entre organizações e pessoas sobre esse ecossistema.

A cerimônia de abertura, ocorrida na sede da Embrapa Clima Temperado, no distrito pelotense de Monte Bonito, reuniu lideranças das entidades promotoras e apoiadoras, além do público composto por pesquisadores, estudantes e produtores rurais. A UFPel esteve representada pelo diretor do IB, Althen Teixeira Filho, que também preside o congresso. Logo após a cerimônia, a professora Ilsi Boldrini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), proferiu palestra com o tema “Por que e para que conservar o Pampa?”.

O diretor do IB mostrou-se satisfeito com o comparecimento do público, celebrando a presença de participantes de diversas partes do estado. Para ele, esta é uma grande oportunidade para que seja discutido o uso racional do Pampa, além de promover uma aproximação com a realidade do homem pampeano. A mesma visão é partilhada pelo biólogo da FZB Jan Karel: “O gaúcho faz tanto parte do pampa quanto a fauna e a flora características”. Ele afirma que é necessário que seja pensada uma forma de preservação que inclua os usos tradicionais e culturais do bioma. Já o chefe geral da Embrapa, Clênio Pillon, destaca que os agricultores têm muito a ensinar sobre a relação com o ecossistema.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site oficial, disponível neste link.

Publicado em 04/10/2016, nas categorias Destaque, Notícias.