Início do conteúdo

Pesquisadores da Esef investigam ganho de peso após parada de exercícios

urlRecentemente, pesquisadores da Escola Superior de Educação Física (Esef) da Universidade Federal de Pelotas publicaram artigo que tenta explicar o porquê de pessoas se exercitarem, emagrecerem e, após interromperem a prática dos exercícios, voltarem a ganhar peso de modo não saudável. A teoria da supercompensação tem sido investigada em diferentes tecidos corporais e substratos energéticos.

“Neste sentido, o sistema estressado apresenta uma fase aguda de fadiga, seguida por um período de recuperação até o retorno aos níveis iniciais de controle. Porém, quando o pacote estímulo-recuperação é adequado, o sistema estimulado tende a se adaptar, ou seja, passa a apresentar níveis maiores do que tinha antes do estímulo. Em última instância, isto também pode acontecer com o tecido adiposo”, diz o doutorando Victor Coswig.

O artigo que sistematiza a hipótese da supercompensação, intitulado Hypotheses for fat tissue supercompensation after exercise cessation foi publicado em uma revista de acesso livre, e pode ser acessado no link http://www.hypothesisjournal.com/?p=2897.

Este modelo teórico está sendo testado em dois trabalhos de doutorado orientados pelo professorFabrício Boscolo Del Vecchio, da Esef. Ele indica que, com os achados dos estudos, modelos mais eficientes e adequados de exercícios físicos para a redução e controle de massa corporal não saudável poderão ser implementados.

Publicado em 29/09/2016, na categoria Notícias.