Palestra da SIEPE traz temática “Ciência e Responsabilidade Social”

dsc_0945“Ciência e Responsabilidade Social” foi tema de palestra ministrada por Rafael Guedes Milheira, professor do Laboratório de Antropologia e Arqueologia da UFPel (LEPAARQ-UFPEL), na manha desta quarta-feira (28). A palestra fez parte da programação da 2ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas.

Em sua fala o docente defendeu a importância da ciência como forma de desenvolvimento social. Frisando a questão entre o desenvolvimento e a preservação do patrimônio cultural, e como exemplo, Milheira fala sobre o contexto arqueológico do Pontal da Barra, situado no sul da Laguna dos Patos, em Pelotas. O professor explicou um pouco sobre o Pontal da Barra, frisando sempre a diversidade existente naquela área e a importância de preservação dessa diversidade. Pontal da Barra é uma área de banhado não loteada no Laranjal, em Pelotas, rica em sítios arqueológicos.

O docente afirma que o Pontal já foi área de moradia indígena. Hoje há, no entanto, apenas uma pequena vila de pescadores na área. E que existem grandes construtoras com projetos de construir um loteamento voltado para habitantes de classe média/alta no local. Pesquisadores e profissionais de diversas áreas se uniram e criaram um movimento contra essa construção: “Nós queremos transformar o Pontal da Barra em uma unidade de conservação tombada, Pelotas não possui unidades de conservação”.

“Não existe pesquisa neutra ou apolítica”, destacou Milheiras, justificando ao explicar que, por menor que seja a pesquisa, existe alguém custeando e que possui um embasamento político. Ele fez um alerta: “A que interesses políticos sua pesquisa está atendendo? É importante ter consciência disso!”.

Ele finalizou sua fala afirmando aos estudantes presentes que a responsabilidade social dos cientistas deve ser orientada aos interesses sociais e não interesses de mercado.

Publicado em 29/09/2016, nas categorias Destaque, Notícias.