Os caminhos para construir uma carreira desde a graduação

dsc_0877No segundo dia da Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão, a sala 427 do Anglo ficou lotada para ouvir professor Marcio Correa, que palestrou sobre Como construir uma carreira de sucesso desde a graduação.

O professor falou de suas experiências no Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão (NUPEC), da Faculdade de Veterinária, enfatizando que em qualquer instância da atividade humana os profissionais devem priorizar o relacionamento com as outras pessoas.

O palestrante disse que para alcançar o sucesso na carreira, que tem um significado pessoal e individual, não existem fórmulas prontas. Com a metáfora da corrida de Fórmula 1, Correa foi demonstrando os passos necessários para alcançar os objetivos na vida profissional. “A carreira é a tentativa de largar na frente ou chegar na frente. Não há receitas, mas sim caminhos, porque ninguém tem bola de cristal para prever o futuro. As coisas se dão por média. O que significa se dar por média? Quem não demonstra atitudes posturais inadequadas durante o período de graduação, por média, não será um bom profissional,” explica.

Trazendo inúmeras ilustrações práticas, Correa foi demonstrando a necessidade de se construir um plano de carreira composto por planejamento, estabelecimento de metas e trabalho com disciplina, equilíbrio e bom senso. Para o palestrante, o graduando, desde o início de sua vida universitária, deve preocupar-se em construir um Curriculum Vitae e também em aperfeiçoar-se nas habilidades que possam colaborar para a obtenção do sucesso, assim como um atleta se destaca pela repetição do treinamento.

O palestrante concluiu dizendo que a prática é o lugar onde o graduando vai adquirir o conhecimento. “Na universidade, os professores passam a informação, mas o conhecimento só vai ser construído na experiência profissional,” afirma Correa.

Publicado em 28/09/2016, nas categorias Destaque, Notícias.