É preciso desenvolver as ideias, diz coordenador da CIT, na SIEPE

dsc_0905Como parte da programação da 2ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), o professor Rafael Lund, da Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, ministrou palestra tratando de inovação e tecnologia na Academia. Lund abordou conceitos de inovação, falou sobre a onda empreendedora no Brasil e da Incubadora Conectar, além de explicar a legislação de depósito de patentes no país e falar sobre o perfil do estudante empreendedor.

Em sua fala, o coordenador explicou que existem dois tipos de inovação: a de produto e a de processo. Porém, na UFPel há outro tipo além dos dois já citados, que vem como uma nova proposta dentro da Universidade: a inovação de modelo de negócios. Lund também esclareceu aos ouvintes sobre as fases do empreender, sempre ressaltando a importância de se conseguir resultados palpáveis com um produtos, de modo que haja algum impacto na vida das pessoas. Lund foi direto: “Ideia não vale dinheiro, o que vale é o desenvolvimento dela”.

Além disso, Rafael explanou as três fases pelas quais as empresas incubadas pela Conectar passa, sendo elas a pré-incubação, a incubação e, finalmente, a formatura, que é o momento no qual a empresa deixa de estar incubada. A Conectar acaba de assinar o contrato de incubação com mais quatro startups.

Durante sua fala, o professor deu dicas para os estudantes que têm interesse em empreender, sugerindo que se comece a participar de congressos tecnológicos e de concursos como hackatons.

A palestra foi finalizada após tratar do empreendedorismo desde a academia. Rafael Lund nomeou algumas características que o estudante empreendedor ideal deve procurar ter: “ele deve saber buscar oportunidades e ser persistente, além de mostrar independência e autoconfiança. Também é importante correr riscos, mas sempre pensando nos limites”.

A Semana Integrada segue até o fim da semana com mais palestras. A agenda do evento pode ser conferida no site http://www.ufpel.edu.br/siepe/ .

Publicado em 28/09/2016, nas categorias Destaque, Notícias.