Doutorandos em Enfermagem conquistam 2º lugar em prêmio nacional

urlO Ministério da Saúde divulgou o resultado final do 2º Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde. Nesta edição, os estudantes Marcos Aurélio Matos Lemões e Liamara Denise Ubessi, estudantes do curso de doutorado do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFPel, ficaram classificados em 2º Lugar com a pesquisa intitulada “Tendas do Afeto Popular: A experiência (ação) de uma prática de cuidado no extremo sul do Rio Grande do Sul”.

Foram escolhidos os dez trabalhos mais bem avaliados em cada uma das cinco categorias, sendo que os classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares receberão premiação financeira.

Criado em 2010, o Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde é uma iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, por meio de seu Departamento de Apoio à Gestão Participativa, fruto do diálogo com os diversos coletivos e movimentos sociais e populares que atuam na educação popular em saúde. Incluído entre as ações prioritárias da Politica Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS), o prêmio tem por finalidade apoiar e contribuir com o fortalecimento dos grupos, coletivos, movimentos populares e acadêmicos, assim como dos serviços de saúde, que desenvolvem ações de Educação Popular em Saúde, de forma democrática e dialógica.

O prêmio é uma homenagem ao professor Victor Vincent Valla (1937-2009) que, em sua trajetória de militância e produção acadêmica, contribuiu com a formação de gerações de sanitaristas e com reflexões sobre os modos de viver e produzir saberes populares e suas relações com a saúde.

A lista de trabalhos premiados em cada categoria, na ordem decrescente das notas finais, está disponível neste link.

Publicado em 22/09/2016, na categoria Notícias.