Desafio de startups para o Leite é apresentado na UFPel

Em parceria com Litteris Consulting, Qrânio, Carrusca Innovation e Milkpoint, o Ideas for Milk pretende estimular a criação, a aceleração e o investimento em startups que busquem soluções tecnológicas para o mercado lácteo

dsc_9483dsc_9504Uma competição entre empreendedores na busca pelas melhores inovações tecnológicas para o setor lácteo. Isso é o que pretende o Ideas for Milk, desafio que foi lançado na semana passada, no dia 15, em Pelotas, na UFPel. O objetivo é estimular o desenvolvimento de soluções web, mobile ou em hardware relacionadas à cadeia produtiva do leite, abrangendo desde a oferta de insumos para a fazenda até os produtos lácteos na gôndola dos mercados.

Mais de 70 pessoas participaram do lançamento, de diversas áreas, como Administração, Zootecnia, Veterinária, Agronomia, Tecnologia da Informação e Design. O público foi formado por estudantes e professores dos cursos.

Aspectos como a importância da inovação, a parceria entre instituições, como a existente entre a UFPel e a Embrapa, e o trabalho conjunto de diferentes áreas e visões foram destacados nas falas de abertura do encontro. Manifestaram-se a vice-reitora da UFPel, Denise Gigante, o diretor da Faculdade de Veterinária, Gilberto Vargas, o coordenador de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Rafael Lund, e a apresentadora do projeto, pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora, Minas Gerais, Rosângela Zoccal, que propôs as atividades desenvolvidas na reunião e apresentou números relativos à cadeia do leite no Brasil.

Os participantes do lançamento em Pelotas tiveram a oportunidade de entender o “Desafio Ideas for milk” e também conhecer um pouco mais o mercado do leite com a apresentação sobre as “Oportunidades da cadeia do leite para startups”. Em seguida foi feita uma “Experiência de Ideação e Networking” com uma dinâmica de grupo.

A proposta é reunir profissionais do mundo do leite e do mundo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para que se aproximem e criem oportunidades de desenvolver negócios em conjunto. O público alvo do evento é formado por empreendedores, estudantes, professores, pesquisadores e outros profissionais interessados no universo das startups.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, “Ainda não encontramos em profusão soluções em softwares, aplicativos e hardwares que auxiliem nas atividades produtivas e que viabilizem precisão nas tomadas de decisões”. Sobre o mercado de IoT (Internet das Coisas, da sigla em inglês), que tem como exemplos sensores e chips, ele comenta: “o agronegócio do leite brasileiro ainda não participa da quarta revolução industrial, a da Internet das Coisas”.

Desafio nacional – O Ideas for Milk será composto de três etapas. A primeira é a seleção das cinco melhores ideias inscritas em cada sede onde haverá uma Final Local. Serão oito Finais Locais e o ganhador de cada uma delas vai para a Final Nacional, que será realizada no dia 14 de dezembro, em Brasília.

Antes, porém, estão sendo realizados eventos de apresentação do Ideias for Milk em dez instituições de ensino localizadas nas cidades sedes das Finais Locais: Juiz de Fora, Lavras, Viçosa, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas, São Carlos e Piracicaba.

Startup – O conceito de startup é definido pelo mercado como companhias e empresas jovens, que buscam explorar atividades inovadoras. São empreendimentos recém-criados, que primam pela inovação tecnológica em qualquer área ou ramo de atividade e buscam um modelo de negócio que atraia grande número de clientes e gere lucros em pouco tempo. Empresas como Google, Facebook, Uber e WhatsApp são exemplos de startups que alcançaram êxito mundial.

Aceleradoras, incubadoras e investidores-anjo que acreditem no modelo de negócio fazem parte de um ecossistema que impulsiona as startups na caminhada pelo sucesso. Martins explica que o Ideas for Milk irá proporcionar uma interface entre os empreendedores e quem pode ajudá-los a crescer, com ganhos para o agronegócio do leite. As inscrições para o Ideas for Milk devem ser realizadas no site www.ideasformilk.com.br , até 12 de outubro. Outras informações podem ser obtidas no próprio site e também na fanpage do Facebook https://www.facebook.com/IdeasforMilk/ .

Publicado em 21/09/2016, nas categorias Destaque, Notícias.