25ª edição do CIC traz novidades

cicDe 26 a 30 de setembro, dentro da 2ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da UFPel, será realizado o 25º Congresso de Iniciação Científica (CIC), nos terceiro e quarto andares do Campus Anglo. O evento mais antigo e mais requisitado da Semana Integrada chega em sua 25ª edição com grandes novidades.

A primeira é que, neste ano, o CIC obteve recorde de 1.677 inscrições, 43 a mais que em 2015. Destas inscrições, 887 foram realizadas sob pedido de isenção de taxa, concedida a bolsistas. O coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação  (PRPPG), Airton Rombaldi, diz que estes números são motivos de grande entusiasmo. “Significa que alunos em vulnerabilidade social estão conseguindo produzir pesquisa”, afirma Rombaldi.

Outra novidade é a parceria científica estabelecida entre a UFPel  e a Embrapa, que irá se estender para além das áreas agrárias. Neste ano, dos 12 palestrantes, dois são pesquisadores da Embrapa. Em contrapartida, palestrantes da Universidade atuarão no CIC da Embrapa, cujas datas coincidem com as do CIC UFPel. A expectativa é que esta parceria aumente a cada ano, pois, segundo Rombaldi, a maioria dos alunos que recebem bolsa pela Embrapa são alunos da UFPel.

Últimos preparativos

O coordenador de Pesquisa conta que, faltando menos de duas semanas para a realização do evento, já estão sendo recebidas as planilhas de avaliação dos trabalhos que foram enviadas para os representantes das áreas de avaliação. Também estão sendo acertados os últimos detalhes sobre as compras que precisam ser feitas: os kits, as camisetas, canecas, pastas, além dos lanches que serão oferecidos aos participantes.

Para Rombaldi, organizar o maior evento da Semana Integrada é uma tarefa de grande responsabilidade. “É um desafio muito grande dar conta de atender  quase dois mil trabalhos, cuidar de cada detalhe para que tudo funcione a contento,” explica. Para atender ao número elevado de trabalhos, foi necessário o empréstimo de muitas salas, o que contou com o apoio das unidades acadêmicas e garantiu que todo o evento pudesse ser sediado dentro do Campus.

A equipe trabalha para que todas estas salas sejam dotadas com equipamentos multimídia necessários para a apresentação dos trabalhos. Além disso, voluntários que irão compor a comissão de apoio já estão recebendo treinamento para garantir boa estrutura e organização para o evento.

A programação do CIC prevê que todas as atividades sejam realizadas nos turnos da manhã e da tarde, até, no máximo, 19h, devido a quantidade de trabalhos inscritos. Por este motivo, não haverá programação noturna na Siepe deste ano. Na sexta-feira, dia 30 haverá o segundo turno de apresentações para os trabalhos classificados e, para as áreas agrárias e da saúde, terá um terceiro turno.

Rombaldi diz que a expectativa para este CIC é de muito trabalho e muito sucesso baseado nos resultados positivos do ano anterior. “Estamos mais organizados, com divisão de trabalho entre as pró-reitorias para que o trabalho tenha mais qualidade” afirma.

Publicado em 15/09/2016, nas categorias Destaque, Notícias.