UFPel sedia lançamento de desafio de startups para o leite

Em parceria com Litteris Consulting, Qrânio, Carrusca Innovation e Milkpoint, o Ideas for Milk pretende estimular a criação, a aceleração e o investimento em startups que busquem soluções tecnológicas para o mercado lácteo

ifm_ufpelUma competição entre empreendedores na busca pelas melhores inovações tecnológicas para o setor lácteo. Isso é o que pretende o Ideas for Milk, desafio que será lançado no dia 15 de setembro, quinta-feira, às 17h, em Pelotas, na sala 434 do Anglo, na UFPel. O objetivo é estimular o desenvolvimento de soluções web, mobile ou em hardware relacionadas à cadeia produtiva do leite, abrangendo desde a oferta de insumos para a fazenda até os produtos lácteos na gôndola dos mercados.

A proposta é reunir profissionais do mundo do leite e do mundo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para que se aproximem e criem oportunidades de desenvolver negócios em conjunto. O público alvo do evento é formado por empreendedores, estudantes, professores, pesquisadores e outros profissionais interessados no universo das startups.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, “Ainda não encontramos em profusão soluções em softwares, aplicativos e hardwares que auxiliem nas atividades produtivas e que viabilizem precisão nas tomadas de decisões”. Sobre o mercado de IoT (Internet das Coisas, da sigla em inglês), que tem como exemplos sensores e chips, ele comenta: “o agronegócio do leite brasileiro ainda não participa da quarta revolução industrial, a da Internet das Coisas”.

Desafio nacional – O Ideas for Milk será composto de três etapas. A primeira é a seleção das cinco melhores ideias inscritas em cada sede onde haverá uma Final Local. Serão oito Finais Locais e o ganhador de cada uma delas vai para a Final Nacional, que será realizada no dia 14 de dezembro, em Brasília.

Antes, porém, estão programados eventos de apresentação do Ideias for Milk em dez instituições de ensino localizadas nas cidades sedes das Finais Locais: Juiz de Fora, Lavras, Viçosa, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas, São Carlos e Piracicaba.

O desafio de startups em Pelotas será realizado no dia 15 de setembro, quinta-feira, a partir das 17h, na Sala 434 – Reitoria Campus Anglo – Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Os participantes terão a oportunidade de entender o “Desafio Ideas for milk” e também conhecer um pouco mais o mercado do leite com a apresentação sobre as “Oportunidades da cadeia do leite para startups”. Em seguida será feita uma “Experiência de Ideação e Networking” com uma dinâmica de grupo. Logo após as apresentações será servido um Milk Break patrocinado pelo Sindilat RS.

Startup – O conceito de startup é definido pelo mercado como companhias e empresas jovens, que buscam explorar atividades inovadoras. São empreendimentos recém-criados, que primam pela inovação tecnológica em qualquer área ou ramo de atividade e buscam um modelo de negócio que atraia grande número de clientes e gere lucros em pouco tempo. Empresas como Google, Facebook, Uber e WhatsApp são exemplos de startups que alcançaram êxito mundial.

Aceleradoras, incubadoras e investidores-anjo que acreditem no modelo de negócio fazem parte de um ecossistema que impulsiona as startups na caminhada pelo sucesso. Martins explica que o Ideas for Milk irá proporcionar uma interface entre os empreendedores e quem pode ajudá-los a crescer, com ganhos para o agronegócio do leite. As inscrições para o Ideas for Milk devem ser realizadas no site www.ideasformilk.com.br, até 12 de outubro. Outras informações podem ser obtidas no próprio site e também na fanpage do Facebook https://www.facebook.com/IdeasforMilk/ .

Publicado em 13/09/2016, na categoria Notícias.