UFPel participa de GT’s da ONU

ODS_ONUO Centro de Artes e o Centro de Integração do Mercosul da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão participando da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU). A Universidade está envolvida com dois dos 17 objetivos listados pela entidade para o Desenvolvimento Sustentável.

A professora Andreia Bordini, do Centro de Artes, firmou parceria com o Grupo de Trabalho (GT) do 5º Objetivo, que trata da Igualdade de Gênero. De acordo com a docente, o curso de Design deverá contribuir efetivamente no desenvolvimento dos materiais para divulgação e implementação desse objetivo na região de Pelotas.

A intenção é que os estudantes possam atuar diretamente na criação de materiais gráficos que os agentes multiplicadores das ações a serem realizadas em Pelotas – profissionais de assistência social e do Programa Melhor Infância do município – utilizarão. Cartilhas para crianças e adolescentes, camisetas e outros produtos deverão ser desenvolvidos pelos acadêmicos em prol da divulgação do tema Igualdade de Gênero.

A primeira proposta conceitual foi apresentada ao GT no dia 25 de agosto e foi elogiada como modelo a ser seguido pelos demais GTs de Igualdade do país.

De acordo com a docente, a atuação direta em uma ação de cidadania é uma experiência positiva para os estudantes de Design, que ultrapassa questões comerciais ou mercadológicas usualmente ligadas à profissão. “É um empoderamento da ação do designer”, avalia.

Meio Ambiente
Foto - ODS GT Meio AmbienteAlunos e professores do curso de Gestão Ambiental estão envolvidos com o GT Meio Ambiente. De acordo com o professor Cleiton Perleberg, coordenador do curso, esta será uma excelente oportunidade para aprender e colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de envolver os jovens em um trabalho voluntário de um programa das Nações Unidas. O grupo reuniu-se no dia 5 de setembro, quando também participaram a professora Juliana Pouey, do Laboratório de Inspeção e Eficiência Energética da Faculdade de Arquitetura da UFPel, André Oliveira, do Comitê da Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo, Daniel Aquini, da Embrapa, além de representantes do SANEP.

De acordo com o professor Maurício Pinto da Silva – ODS/COREDESUL -, novos membros e instituições são necessárias e bem-vindas para o avanço nos trabalhos do GT Meio Ambiente. O Núcleo Pelotas/ODS, por meio do GT Meio Ambiente, terá atribuições relacionadas aos Objetivos: Erradicação da fome; Água limpa e saneamento; Energias renováveis; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo responsável; Combate às alterações climáticas; Vida debaixo d’água, Vida sobre a Terra.

Segundo Silva, o Núcleo, por meio dos GT’s, tem a missão estratégica de manter viva a dinâmica dos trabalhos para o alcance dos ODS em nível municipal, de ajudar a estabelecer prioridades, definir projetos e monitorar resultados, além de articular contatos com representantes dos governos locais, dos Poderes Legislativo e Judiciário, da sociedade civil e do setor produtivo e de disseminar os ODS para a sociedade. A próxima reunião do GT Meio Ambiente será no dia 12 de setembro, às 10h, na sede do SEBRAE (rua Félix da Cunha, 618).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Em 2015, a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável aprovou a Agenda 2030 (2016-2030) para o Desenvolvimento Sustentável. Essa agenda consiste em uma Declaração contendo 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a eles relacionadas, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.

*Na foto, participantes do GT Meio Ambiente.

Publicado em 08/09/2016, nas categorias Destaque, Notícias.