Início do conteúdo

Rogério Würdig toma posse como diretor da Faculdade de Educação

DSC_8935 A Faculdade de Educação da UFPel está com nova direção desde a última sexta-feira (30). Tomaram posse, nesse dia, os professores Rogério Würdig e Mirela Ribeiro Meira como os novos diretor e vice-diretora da unidade, respectivamente. Estiveram presentes na cerimônia de transmissão do cargo o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, a vice-reitora, Denise Gigante, e a direção anterior, composta pelas professoras Lúcia Peres e Lígia Carlos, além de lideranças da FaE e diretores de outras unidades acadêmicas.

O ato foi iniciado com a saudação do reitor. Logo em seguida, foi assinado o termo de posse e transmitida a palavra à direção que deixava o cargo. Lúcia definiu os quatro anos que permaneceu no cargo como de aprendizado e gratidão. “Fizemos um pacto pela parceria e partilha e pela transparência daquilo que é público”, relatou. Mesmo sentimento expresso por Lígia, que desejou sucesso à dupla que agora assume o posto.

Würdig iniciou sua fala lembrando sua trajetória de 25 anos de Faculdade de Educação. “Tenho prazer de estar aqui”, disse. Um dos pontos levantados pelo novo diretor em relação a essa relação de pertença à unidade é o fato de que a FaE é um lugar onde se acredita e se luta pela democracia e pela educação pública: “A FaE sempre tensiona. Nunca ficamos em cima do muro, sempre tomamos posição”.

DSC_8875Ele afirmou que pretende manter o processo de construção coletiva e diálogo implementado pela direção anterior. Em sua opinião, isso é fruto da própria tradição da Faculdade favorecer o pensamento livre, não a doutrinação. “Ser diferente é fundamental”, afirmou, destacando que é necessário respeito à diversidade de pensamento. Encerrando sua fala, Würdig fez uma homenagem às mulheres, na pessoa de sua vice, Mirela, dizendo que ela é uma pessoa de sensibilidade extraordinária e de uma força descomunal.

Já a vice-diretora destacou que a palavra que moverá a ação da nova dupla diretora é “compaixão”: no sentido da solidariedade para com os colegas, do trabalho em parceira e, como não poderia de ser, da prática “com paixão”.

Del Pino encerrou a cerimônia saudando os novos diretores e agradecendo o trabalho da direção anterior. O reitor afirmou que o momento presente deve despertar reflexões em torno do que acontece no país, especialmente quando se vê um movimento para que sejam retirados os direitos conquistados por meio de tantas lutas, também no que tange a educação pública. “Está sendo ensaiada uma redução dramática de recursos, que vai alijar o sistema de educação”, explicou. Dessa forma, ele incentivou que a FaE não deixe de ser protagonista nesse momento.

DSC_8922Relações lúdicas e sensíveis

Na posse de Würdig e Mirela, destaca-se também pelo fato de que ambos rompem com a tradição de direção ocupada por pessoas formadas pedagogas, filósofos e sociólogos: ele é graduado em Educação Física, e ela, em Artes. Na opinião do novo diretor, esse perfil colabora ainda mais no perfil da formação buscada pela Faculdade, integral, tanto nos âmbitos da ética, da estética, da política e da cognição. “Queremos imprimir uma sensibilidade estética e a ludicidade nas relações”, disse, explicando que o lúdico nos humaniza e o estético nos faz enxergar o outro e a si próprio.

Como é uma unidade que recebe estudantes de diversas outras, por trabalhar com todas as licenciaturas, a meta é trabalhar para que a unidade seja um espaço mais humano, propiciando a convivência. Dessa forma, a ideia é repensar a ocupação da ala da FaE dentro do Campus Porto. Além disso, outro objetivo é qualificar ainda mais a democracia no âmbito da Faculdade, em especial na defesa da educação pública.

Quem é a nova direção

Rogério da Costa Würdig é graduado em Educação Física pela UFPel, especialista em Educação (UFPel) e em Educação Psicomotora (UFRGS) e possui mestrado e doutorado em Educação (UFSC e Unisinos, respectivamente). Atua especialmente na formação de professores, com ênfase na Educação Física escolar e na infância. Foi membro do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade.

Mirela Ribeiro Meira é graduada em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas (Urcamp), especialista em Artes Plásticas (PUCRS) e em Saúde Mental Coletiva (Urcamp) e possui mestrado e doutorado em Educação (UFRGS). Ministra disciplinas na área das Artes, gênero e criação coletiva. Coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área da Pedagogia.

Publicado em 01/09/2016, nas categorias Destaque, Notícias.