Cine UFPel divulga a programação da semana

A sala de cinema digital da Universidade Federal de Pelotas (Cine UFPel) terá, nesta quinta-feira (1º), a pré-estreia do filme “Deus”, trabalho prático de conclusão do curso de Cinema e Audiovisual da UFPel. Depois da exibição, marcada para as 19h, haverá roda de conversa com a equipe e convidados.

Na sexta-feira (2), no mesmo horário, haverá a apresentação do curta “Utopia no Quintal – Permacultura e Cidade” e do longa “Que Estranha Forma de Vida”.

O Cine UFPel tem entrada franca e fica na rua Lobo da Costa, 447, junto à Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim.

Veja detalhes da programação:
Quinta-feira, 1º/09

DEUS (Pré-Estreia)
Dir.: Vinicius Silva
(Documentário, 2016)
Sinopse: Projeto DEUS, um trabalho prático de conclusão do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas, de Débora Mitie, Huli Balász e Vinícius Silva. Filme curta-metragem, o qual aborda a força de uma mãe negra da periferia de São Paulo e sua influência divina sobre a vida do filho. Acompanhando a rotina de Roseli, sua própria tia, o diretor Vinícius Silva visa expor adversidades impregnadas no dia a dia de mulheres negras da periferia que batalham para garantir seu sustento e, especialmente, o de seus filhos. Porém, não abarcando apenas os aspectos negativos de sua vivência, já que a vida não se limita aos sofrimentos. Sem entrevistas, será como observar uma semana desta mulher e seu filho, condensada entre 15 a 20 minutos, retratando um ciclo repetitivo que se renova a cada segunda-feira.
(Roda de conversa com equipe e convidados após exibição)
Sexta-feira, 2/09

Curta: Utopia no Quintal – Permacultura e Cidade
Dir.: Daniela Catelli, Fernando Moura, Janine Abrão, Mateus Carvalho e Natalia Belucci
(Doc, 2011, 25min)
Sinopse: A Permacultura é um conceito que reúne técnicas e práticas visando a convivência sustentável entre o homem e o planeta. O vídeo-documentário “Utopia no Quintal – Permacultura e Cidade” apresenta exemplos de pessoas que adotaram algumas dessas práticas em suas rotinas, provando que é possível aliar a preservação do meio ambiente à vida corrida das grandes cidades.
Longa: Que Estranha Forma de Vida
Dir.: Pedro Serra
(Doc, 2014, 1h49)
Sinopse: Neste documentário serão abordadas formas de vida paralelas à sociedade tal como a conhecemos. Acompanharemos de perto a eco-aldeia de Cabrum, recente comunidade no norte de Portugal; a Cooperativa Integral Catalana, em Barcelona, que pratica a autogestão com moeda própria – o Eco; e por fim, a comunidade auto-sustentável – Tamera – situada em Portugal também, com quase 20 anos de existência, centro de pesquisa para a paz, com filosofia de amor livre, em busca da auto-suficiencia. Um biótipo para a cura global de consciência. Todos estes projetos alternativos ao sistema procuram viver em harmonia, com uma visão do futuro baseada na sustentabilidade e na cooperação entre o ser humano, animal e natureza. Buscam soluções aos problemas globais, atuando localmente e prometem tornar os atuais paradigmas, obsoletos.

Publicado em 29/08/2016, na categoria Notícias.