COCEPE define aperfeiçoamento da Matriz Docente

O Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade Federal de Pelotas (COCEPE/UFPel) aprovou ontem a Resolução 21/2016, que diz respeito à natureza da Matriz de Alocação de Vagas Docentes e a Resolução 22/2016, sobre sua aplicação. Com as adequações, já foram definidas as Unidades Acadêmicas que receberão vagas docentes. Foram contempladas Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), Centro de Letras e Comunicação (CLC), Faculdade de Enfermagem (FEn), Faculdade de Veterinária (FVet) e Instituto de Ciências Humanas (ICH).

Seis vagas foram distribuídas entre as seis unidades. Além dessas, outras 15 vagas estratégicas serão destinadas a unidades selecionadas por edital específico (veja aqui).

Em relação ao funcionamento da Matriz Docente, uma das principais alterações nos indicadores que a compõem foi a mudança no encargo didático de graduação e pós-graduação, que eram considerados separadamente e agora foram agregados. Anteriormente, o encargo de graduação somava 26% e o de pós-graduação outros 26%, perfazendo os 52% do peso na matriz. No entanto, unidades que não possuíam cursos de pós-graduação ficavam limitadas a atingir no máximo 26%.

Além disso, antes o encargo era considerado apenas de acordo com o número de estudantes por professor. Agora, valem os créditos das disciplinas dos cursos das unidades. A medida foi tomada para que não se considere apenas um critério quantitativo, mas que sejam levadas em conta as atividades práticas e de qualificação na formação dos estudantes.

Em relação à aplicação da Matriz, a maior mudança aponta que, agora, as unidades que apresentam carga de trabalho igual ou maior a 1,0 na Matriz podem repor vagas sem aplicar a proporção de dois para um, ou seja, poderão repor imediatamente qualquer vacância.

Veja todos os detalhes nos documentos abaixo.

Res COCEPE 212016

Res COCEPE 222016

Publicado em 19/08/2016, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.