Tese propõe solução para disposição de resíduos sólidos urbanos

DSC_0515Tese defendida por uma pesquisadora da UFPel propõe uma possível solução ao grave problema mundial da disposição de resíduos sólidos urbanos, através do uso de resíduos de pneus na produção de blendas (mistura mecânica de plásticos diferentes), contendo alta concentração de material reciclado.

A professora do curso de Engenharia de Materiais da UFPel Fabiula Danielli Bastos de Sousa defendeu sua tese em Nancy, França, no fim de julho, obtendo o título de Doutora em Engenharia de Processos e Produtos pela Université de Lorraine. O título da tese é Etude du procédé d’élaboration de mélanges de polyéthylène renforcé avec des nanocharges et résidus de pneus régénérés par micro-ondes – Estudo do processo de elaboração de blendas de polietileno reforçado com cargas nanométricas e resíduos de pneu desvulcanizados via micro-ondas.

“Pneus inservíveis são muito prejudiciais à saúde pública e ao meio ambiente, já que são objetos volumosos que precisam ser armazenados em locais adequados para evitar a proliferação de insetos transmissores de doenças como dengue e zica, e de outros animais roedores. Além disso, possuem difícil processabilidade, devido à vulcanização inicial e o tempo necessário para sua degradação natural é indeterminado”, observa a docente da UFPel.

Durante suas pesquisas, a professora analisou diferentes efeitos nas propriedades das blendas como efeito da desvulcanização e revulcanização da fase elastomérica, concentração das fases e adição de argilas, tendo também analisado a importância dos parâmetros de processamento de blendas em extrusora e o processo de desvulcanização da fase elastomérica por micro-ondas.

Dentre as principais contribuições das pesquisas, diz a professora, conclui-se que as propriedades de blendas são dependentes dos parâmetros de processamento utilizados e da cinética de vulcanização da fase elastomérica, assim como o processo de desvulcanização por micro-ondas mostrou-se um processo eficaz na produção de elastômeros reciclados com habilidade de fluir.

A banca foi composta pela pesquisadora Sandrine Hoppe (orientadora) e pelos professores Guo-Hua Hu (coorientador), Kun Cao (Zhejiang University), Ming Tian (Beijing University of Chemical Technology), Guangxian Li (Sichuan University) e Alain Durand (Université de Lorraine). “O trabalho foi muito valorizado pela banca pelo esforço empenhado e importância, já que contribui com a sustentabilidade do planeta através do uso de materiais reciclados”, finalizou a pesquisadora.

Publicado em 10/08/2016, na categoria Notícias.