Começa um semestre movimentado

Cantoamerica_2CORREDORES 001CCS-UFPEL-IMGSEMANA-2013-12-30-FULL-903x600Até o fim do ano, a comunidade acadêmica da UFPel viverá um semestre letivo movimentado, cheio de atividades científicas, artísticas e culturais, dentro de tudo que é realizado em ensino, pesquisa e extensão na Universidade. Os mais de 20 mil estudantes e 2,6 mil servidores técnico-administrativos e docentes da Instituição deram início a mais um período letivo no último dia 8 de agosto, data em que a Universidade completou 47 anos. Dos alunos, cerca de mil sentam nos bancos universitários pela primeira vez, são os calouros do segundo semestre.

O ponto alto do semestre será a realização, de 26 a 30 de setembro, da segunda Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da UFPel, evento que reúne o 25º Congresso de Iniciação Científica (CIC), o 18º Encontro de Pós-Graduação (Enpos), o 3º Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e o 2º Congresso de Ensino de Graduação (CEG). O tema será “Conhecimento, Sociedade e Diversidade”. A Semana objetiva integrar as áreas de atuação da Universidade, fortalecendo a indissociabilidade entre elas. Saiba mais aqui.

Especificamente para os estudantes ingressantes, a Administração Superior está preparando a Calourada do segundo semestre. A recepção terá programação especial que será divulgada em breve. A Universidade incentiva os trotes solidários e positivos, no lugar dos violentos e que ferem a dignidade dos novos estudantes.

“Desejamos que a universidade seja a porta de entrada para um mundo repleto de novas experiências acadêmicas e pessoais. Somos uma universidade que é, sobretudo, voltada para as pessoas. Queremos que os novos estudantes se sintam acolhidos e que seus sonhos prosperem na UFPel”, assinala o reitor Mauro Del Pino.

Um tema que interessa a todos na Universidade e fora dela, na comunidade externa, é a Constituinte Universitária, que deverá prosseguir com seus trabalhos de redação de documentos como o Estatuto, o Regimento Interno e o Projeto Pedagógico Institucional da UFPel. Leia mais sobre o assunto em http://wp.ufpel.edu.br/constituinte/ .

A Universidade, em suas diversas unidades acadêmicas e por iniciativa da Administração Superior, mantém intensa programação artística e cultural. São ciclos de cinema para todos os gostos, exibições de teatro e dança, recitais, shows musicais, exposições artísticas, entre outras tantas manifestações, que a Universidade procura sempre ligar com o que é feito na comunidade, por muitas vezes, dando prioridade a estas produções extramuros da Instituição. Neste espírito, no fim do semestre, a UFPel deverá reeditar o Porto das Artes, festival cultural que vai buscar na sociedade as suas manifestações mais originais.

Procurando responder ainda mais às demandas da comunidade, neste ano a UFPel deverá também institucionalizar seu Fórum Social, espaço de representação dos diversos segmentos da sociedade que receberá as necessidades dos grupos e as levará à Instituição, para serem transformadas em políticas e editais que as atendam.

Ainda dentro do campo da construção de um maior vínculo com a comunidade, neste semestre ganhará força a curricularização da extensão na UFPel. Vários cursos já aplicam o mínimo de dez por cento do total de horas-aula para atividades de extensão.

Calendário

Conforme o Calendário Acadêmico, o último dia letivo será 10 de dezembro, com os exames indo até o dia 17. Confira todo o Calendário Acadêmico em Calendário-Acadêmico-2016_v05-3-18JUL2016 . Há um calendário diferenciado para as unidades que tiveram ocupações no primeiro semestre, como o Instituto de Ciências Humanas (ICH), a Faculdade de Educação (FaE) e o Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP). Veja em Calendário Pós-Ocupação .

Publicado em 10/08/2016, nas categorias Destaque, Manchete, Notícias.