Estudos de Gênero e Diversidade é ofertada como disciplina optativa

O Observatório de Gênero e Diversidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), como fruto de sua luta para ampliar as discussões sobre o tema, oferta para o segundo semestre letivo de 2016 a cadeira optativa “Estudos de Gênero e Diversidade”. A ideia surgiu após o primeiro Simpósio de Gênero e Diversidade, ocorrido no primeiro semestre, quando, alunos, professores e a comunidade puderam participar de palestras, minicursos e mesas redondas que debatiam o tema. A vontade dos participantes em se aprofundar mais no assunto permaneceu e a coordenação do Observatório esforçou-se para buscar atender ao pedido de que fosse ofertada em forma de disciplina.

A cadeira foi ofertada no Banco Universal, por meio sistema Cobalto, durante o período de solicitação de matrícula. Serão duas turmas, com uma carga horária de 68h. A primeira terá 40 alunos, funcionando no prédio do curso de Geografia, na antiga Escola Salis Goulart,e a segunda contará com 50 alunos, na antiga Canguru. Ambas ocorrerão na sexta-feira, a partir da 13h30min.

As aulas serão ministradas pelos professores Daniele Galinda e Renata Pinheiro, do Centro de Letras e Comunicação, Márcia Alves, da Faculdade de Educação e Udison de Carvalho, da Faculdade de Medicina, com o auxílio da doutoranda em Educação Luciana Pereira e da colaboradora Adriana Lessa. A disciplina será dividida em três módulos:  Feminismo e Diversidade, Gênero e Diversidade no âmbito escolar e Gênero e Mídia.

A professora e coordenadora do Observatório Márcia Alves afirma estar surpresa positivamente com a grande repercussão que a cadeira gerou entre os alunos. “Estamos contentes, pois essa é uma temática que precisa ser abordada dentro da Universidade”, afirma. Márcia explica que este é um plano piloto e que, a partir da recepção encontrada na comunidade, pode ser estendido.

Publicado em 04/08/2016, na categoria Notícias.