Início do conteúdo

Cine UFPel exibe “O Grande Legado” no Dia do Patrimônio

Numa promoção do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), será exibido em 17 de agosto, às 18h30min, Dia Nacional do Patrimônio, no Cine UFPel, o documentário “O Grande Legado”. Outra sessão ocorrerá no dia 19, às 18h, no próprio MALG.

O filme resultou de uma investigação etnográfica envolvendo oficinas de educação patrimonial, festas tradicionais do município e os depoimentos de 48 entrevistados de diversos países, como portugueses, angolanos, cabo-verdianos, moçambicanos e brasileiros, que falaram sobre suas origens e manifestações culturais em Setúbal, Portugal, no campo da culinária, música, vestuário e festas tradicionais. Ele faz parte do projeto de pesquisa: “Patrimônio, Cultura e Sustentabilidade: Análise da Construção Identitária e Social de cidades litorâneas no processo de globalização – Pelotas, Rio Grande e Setúbal (Portugal)”, que envolve as Universidades Federal de Pelotas e de Lisboa, focando-se no patrimônio histórico material e imaterial dessas localidades.

“O Grande Legado” configura-se enquanto Trabalho de Conclusão do Estágio de Pós-Doutorado realizado pela docente do Centro de Artes/UFPel Rosemar Gomes Lemos na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, na área de Ciência da Arte e do Patrimônio.

Participaram da equipe de produção os professores da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa Fernando António Baptista Pereira e Ana Duarte António, as estudantes portuguesas Soraia Cesário, Mara Lucia Gomes e Vera Moniz, a antropóloga Lucinda Fernandes Duarte Fernandes e o professor Nuno Salgado. No Brasil participaram os professores da UFPel Caroline Bonilha, do Centro de Artes, Carolina Baptista Gomes, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Etiene Marroni, do Centro das Engenharias, Rosane Rubert, do Instituto de Ciências Humanas, a especialista em Artes Nadiele Ferreira Pires, a mestranda em Geografia Luciana Tedesco, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), além dos acadêmicos Melissa Christ, Luiz Filipe Rodrigues, Renan Espírito Santo e o técnico em Artes Visuais Renan Lemos.

Para garantir o ingresso para as sessões, basta acessar este link.

O trailer pode ser conferido no player abaixo.