Ciclo de Palestras trata do processo inclusivo na Universidade

Seguindo a programação do Ciclo Anual de Palestras para Servidores, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) abre inscrições para sua próxima atividade. A mesa-redonda “Realidades e Perspectivas: a pessoa com deficiência e o processo inclusivo na Universidade” será realizada no dia 17 de agosto e terá a presença dos professores Alexandre Carriconde Marques, Síglia Pimentel Höher Camargo e Tatiana Lebedeff. A atividade começa às 9h, no Auditório Acadêmico – quarto andar do Campus Anglo.

A mesa-redonda promete ser um espaço de diálogo com os servidores da UFPel na colaboração da construção cotidiana da real e necessária inclusão – universitária e social, mas que perpassa pela permanente abertura a novos entendimentos, sensibilizações, consciência solidária, formação de uma outra cultura de convivência e de relação humana e, principalmente, pela construção de um olhar de não diferenciação negativa do outro. E questionará onde estão sendo colocadas as dificuldades – nas diferenças, nas deficiências, no outro, ou em si mesmo.

Como desenvolver uma receptividade capaz de possibilitar a interação com o outro, como potencializar a socialização e outras questões com que os servidores se deparam no cotidiano estarão em evidência.

As inscrições para a mesa-redonda podem ser feitas de 1º a 12 de agosto, na página da PROGEP.

Os debatedores

Alexandre Carriconde Marques
Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da UFPel, mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da UFPel. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde relacionada para pessoas com deficiência, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, Síndrome de Down, natação, atividades de aventura e outras deficiências.

Síglia Pimentel Höher Camargo
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Psicologia Educacional pela Texas A&M University, EUA. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Autismo e Inclusão (GEPAI). Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação Especial atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, autismo, inclusão social, saúde e pessoas com deficiência.

Tatiana Lebedeff
Possui graduação em Educação Especial – Habilitação Em Deficientes da Áudiocomunicação pela Universidade Federal de Santa Maria, especialização em Formação de Professores em Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Estágio Pós-Doutoral Sênior na University College London – DCAL, com bolsa CAPES investigando Objetos de Aprendizagem no ensino de Línguas de Sinais. Realizou estágio Pós-Doutoral no Montgomery County Comunity College em Ambler, Pensilvânia, com bolsa CAPES investigando o Shared Reading Project da Universidade Gallaudet em Washington. Realizou estágio de pesquisa com Walter Kintsch na Universidade do Colorado em Boulder para investigar processos de compreensão textual. Foi Pesquisadora Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana no Instituto de Psicologia da Universidade de Barcelona (1995). Foi docente, por 12 anos, da Universidade de Passo Fundo, sendo professora do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, vinculada à linha de Pesquisa Processos Educativos e Linguagem. Foi professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Bagé por um ano. Atualmente é professora da Área de Libras do Centro de Letras e Comunicação da UFPel. É professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel. Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES). Tem experiência na área de Educação de Surdos atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, ensino de línguas Português/Língua de Sinais, diferença e narrativas.

Publicado em 01/08/2016, nas categorias Informes Administrativos, Notícias.