Início do conteúdo

UFPel sedia o 6º Simpósio Brasileiro de Qualidade de Arroz (SBQA)

flyer berolaO Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos (LABGRÃOS) e o Polo de Inovação Tecnológica em Alimentos da Região Sul (Polo de Alimentos) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em conjunto com a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas, promovem o 6º Simpósio Brasileiro de Qualidade de Arroz (6ºSBQA). O evento ocorrerá de 3 a 5 de agosto, na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), no Campus Universitário da UFPel, no Capão do Leão.

flyer berolaO Simpósio tem por objetivo debater com a cadeia produtiva do arroz soluções para as perdas qualitativas e quantitativas dos grãos desde a colheita até a armazenagem, bem como buscar alternativas que agreguem valor ao produto, reunindo conhecimentos e experiências que contribuam para melhorias no setor.

Chegar à 6ª edição de um evento com as características e a amplitude deste significa o desafio de reunir especialistas das áreas científicas, tecnológicas e acadêmicas, com produtores, armazenadores e industriais da cadeia produtiva do arroz, possibilitar a difusão de avanços tecnológicos em produção, conservação e processamento do cereal e seus subprodutos, debatendo causas e recursos na busca de soluções para as perdas qualitativas e quantitativas dos grãos desde a colheita e a armazenagem até a industrialização e o consumo, na busca alternativas que agreguem valor ao produto.

Os dois estados do Sul contribuem com mais de 77% da produção nacional (RS, com 69,3% e SC com 8,5%). O arroz é consumido por mais de 90% dos brasileiros e no país não há outro evento com enfoque voltado para esse consumo tão identificado com a cultura nacional. Durante os processos de colheita, transporte e armazenamento, no Brasil, cerca de 10% da produção anual de grãos são perdidos, o que representa quase 1,2 milhões de toneladas de grãos a menos. Além das perdas quantitativas, existem também as perdas qualitativas dos grãos e dos produtos deles derivados. Dessa forma, a difusão de novas tecnologias para evitar ou reduzir as perdas e buscar agregar valor ao arroz é fundamental para a rentabilidade dos produtores e dos beneficiadores e, também, para assegurar o fornecimento de um produto de qualidade ao consumidor.

O 6º SBQA aborda o arroz com o enfoque de alimento, de análises de sua qualidade como tal, predominantemente a partir da pós-colheita, diferentemente do Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (CBAI), cuja abordagem predomina na etapa de produção e dos negócios envolvendo a cadeia. O 6º SBQA é fortemente assentado na melhoria da qualidade, armazenamento, conservação, industrialização, propriedades nutricionais e nutracêuticas do arroz, de forma a aumentar sua competitividade. Os cinco anais das edições anteriores demonstram isso.

Renomados cientistas do Brasil e de outros países da América Latina, atentos estudiosos e qualificados profissionais das áreas de produção, armazenagem, industrialização, controle de qualidade, culinária e nutrição estarão reunidos para compartilhar conhecimentos e experiências que possam contribuir para melhorias no setor. Ou seja, estará reunida a cadeia produtiva do arroz.

O evento é composto de sessões, como palestras; painéis; pôsteres de trabalhos científicos; exposição de produtos e processos; sessão solene de homenagens a instituições e a personalidades vinculadas à pós-colheita e à qualidade de arroz no agronegócio, de grandes serviços prestados às cadeias produtivas de grãos, especialmente do arroz.

O 6º SBQA conta ainda com o site www.labgraos.com.br/simposio para divulgar as informações sobre a programação, expositores, patrocinadores, apoiadores, inscrições, prazos e envio de trabalhos.

Trajetória
Nas primeiras edições, a abrangência do Simpósio era mais voltada para a região sul do Brasil, daí sua denominação inicial: Simpósio Sul Brasileiro de Qualidade de Arroz. A evolução das participações e a consolidação do próprio evento fizeram com que na quarta edição (2010) fosse tomada a decisão de passar a se denominar Simpósio Brasileiro de Qualidade de Arroz, inclusive para possibilitar que o Centro Nacional de Pesquisa da Embrapa Arroz e Feijão, com sede em Goiânia, se somasse às entidades de efetiva participação na sua organização.

Por ocasião da primeira edição, em 2003, era ideia na Associação Brasileira de Pós-Colheita (ABRAPOS) realizar eventos regionais no país com as culturas mais típicas de cada região. Para comemorar os 120 anos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da UFPel, e considerando a tradição e a identificação da Faculdade e da Região com o arroz, o LABGRÃOS, com decisivo apoio da ABRAPÓS, decidiu realizar o “Primeiro Simpósio Sul Brasileiro de Qualidade de Arroz”, convidando para se somar à organização as entidades que tradicionalmente realizam o CBAI, membros da Sociedade Sul Brasileira de Arroz Irrigado (SOSBAI). Assim, IRGA, EMBRAPA (Centros de Pesquisa de Pelotas e de Passo Fundo), EPAGRI-SC, UFPel, UFRGS, UFSM, FURG e UFSC participam ativamente no Simpósio desde sua criação. A EMBRAPA de Londrina-PR passou a participar na quarta edição, enquanto a UNIPAMPA e a EMBRAPA de Goiânia se somaram na quinta.

Publicado em 29/07/2016, na categoria Notícias.