Corredor Arte celebra os 14 anos do grupo Medicação

01O Corredor Arte do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas orgulhosamente expõe em seu espaço uma homenagem ao Grupo Musical Medicação, que neste mês de julho completa 14 anos de criação, alegria e muita música. As 34 fotografias trazem a comprovação de que no decorrer destes anos o bom samba de raiz e verdadeiros sucessos da MPB ecoam nos corredores do HE e levam aos pacientes e funcionários esse clima contagiante.

A história começou no ambiente do Serviço de Oncologia, mas tomou proporções grandiosas. No ano de 2002, a nutricionista do Hospital Escola, Patrícia Abrantes Duval, realizava um trabalho voluntário aos sábados, tocando teclado na busca de proporcionar um breve momento de refúgio aos pacientes. Em uma dessas apresentações, um servidor da UFPel em tratamento quimioterápico ficou emocionado pela presença da música no ambiente e, percebendo a importância de fornecer forças a todos que passavam por momentos como o que enfrentava, encontrou na colega Rosemeri Gomes Gonçalves a energia para criar um projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas. Nascia o Urutágua Tupã-í, que traduzido do tupi, significa Canção que vem de Deus, mais tarde seria conhecido apenas como Grupo Medicação.

O grupo de voluntários confirma sua presença todas as semanas, nas quartas-feiras, proporcionando momentos de muita alegria, evidenciados nos sorrisos de todos que, sem medir esforços, acompanham a passagem dos músicos. A agradável presença é marcante e o espírito de esperança é intensamente transmitido por seus olhares, pela bondade que carregam e acima de tudo por cada acorde emitido, capaz de transformar o dia de quem os ouve.

Nem mesmo os momentos difíceis, como a perda de alguns de seus componentes ao longo dos anos, foram capazes de silenciar o projeto, pois, nutridos de muita fé e com a certeza de que a música é a verdadeira medicação para alma e a cura para tristeza, os atuais integrantes seguem firmes no propósito de levar um pouco de descontração aos que estão internados ou em tratamento no hospital.

Surpresa

A organização da homenagem na última quarta-feira (20) partiu do grupo de Humanização do HE, que durante anos tem acompanhado a história do Grupo Medicação. Ao chegarem ao hospital para mais uma tarde de alegria em forma de música, a surpresa veio com uma recepção calorosa de trabalhadores do HE, com muitas palmas, acompanhadas pelo som do teclado de um velho amigo, Osmar José Rosa Barboza, que abrilhantou a homenagem e proporcionou o popular “parabéns”. Após admirarem-se nas fotos expostas no Corredor Arte, que contam a história do grupo, o tour começou pelos corredores e enfermarias em clima de comemoração. O ponto final foi marcado pela composição de Fábio Saraiva, componente da banda, que sempre emociona a todos: “Não Perca a Fé”, que traduz verdadeiramente o sentimento que os músicos tentam transmitir aos pacientes que estão enfrentando momentos difíceis.

Eduardo Brasil e Miro Pedroso, os integrantes mais antigos do grupo, lembraram da longa trajetória que percorreram e de momentos que guardam na lembrança, como a perda de grandes amigos e ex-integrantes. Dono de um sorriso encantador e de olhos brilhantes, Seu Brasil, popularmente conhecido, comentou: “Não há palavras para descrever a sensação do grupo ao ser lembrado, com tanto carinho, por esse hospital que nos acolheu tão bem”, disse emocionado.

A mostra em homenagem ao Grupo Medicação acontece até o dia 3 de agosto no Corredor Arte do Hospital Escola, localizado na rua Professor Araújo, 538.

Publicado em 28/07/2016, na categoria Notícias.