Egressos do PPG em Odontologia defendem teses de doutorado na Holanda

defesas-HolandaNos dias 11 e 12 de julho, na cidade de Nijmegen, Holanda, ocorreram defesas de doutorado frutos da parceria entre o programa de pós-graduação em Odontologia da UFPel e do Departamento de Odontologia do Centro Médico da Universidade Radboud, na Holanda. Apresentaram seus trabalhos os doutorandos Jovito Skupien, Françoise Van de Sande Leite e Anelise Montagner.

Essa parceria teve inicio em 2010, sendo que a partir de 2011 teve suporte financeiro das agências de fomento da Holanda (NUFFIC) e Brasil (CAPES), com aporte financeiro do National Institute of Health (NIH) dos EUA e uma bolsa de Professor Visitante Especial do CNPq. De 2011 até hoje, ocorreram várias missões de trabalho de docentes do PPGO na Holanda e de docentes holandeses em Pelotas. Também houve o intercâmbio de discentes de doutorado entre os países, com, por exemplo, os discentes Jovito, Françoise e Anelise desenvolvendo atividades de pesquisa em Nijmegen durante 1 ano. Os estudantes defenderam seus doutoramentos no PPGO nos anos de 2012, 2013 e 2014 e, ao defenderem suas teses na Holanda, obtiveram duplas titulações.

O Programa foi coordenado no lado holandês pela professora Marie-Charlotte Huysmans e, pelo lado brasileiro, pelo professor Flávio Demarco. No processo de defesa estiveram presentes na Holanda, os professores Demarco, Maximiliano Cenci e Tatiana Pereira-Cenci. As teses são apresentadas na forma de livros, nos quais os artigos científicos, em número mínimo de quatro, devem ser submetidos a uma banca composta por sete arguidores de diferentes instituições internacionais, em uma cerimônia bastante formal, que segue protocolo tradicional da instituição.

Essas defesas coroam essa parceria, que rendeu trabalhos científicos publicados em alguns dos mais importantes periódicos científicos da área de Odontologia, tendo sido fundamental para o processo de internacionalização do PPGO.  A parceria contribuiu para que o programa alcançasse o conceito de excelência internacional, com nota 6 junto à CAPES, e pavimenta o caminho para a consolidação da liderança do programa no cenário nacional e sua crescente inserção internacional.

Pelo lado holandês, essa parceria é considerada o marco mais importante ao longo dos últimos 10 anos do departamento, tendo contribuído cientificamente para o crescimento daquela instituição. O PPGO/UFPel parabeniza aos novos doutores pela Radboud University, que defenderam suas teses com brilhantismo e como resultado receberam o título por aquela prestigiosa instituição. A parceria continua a se desenvolver com vários estudantes de doutorado, com defesas conjuntas acontecendo ao longo dos próximos anos.

Publicado em 26/07/2016, na categoria Notícias.