Consun aprova Plano Institucional de Acessibilidade e Regimento do Fórum Social da UFPel

DSC_8060O Conselho Universitário da Universidade Federal de Pelotas (Consun/UFPel), na reunião desta quinta-feira (21), aprovou o Plano Institucional de Acessibilidade e o Regimento do Fórum Social da UFPel, pautas importantes para a Instituição que tem buscado fortemente incrementar e garantir a inclusão e a diversidade dentro da Universidade.

O Plano Institucional de Acessibilidade tem vigência até 2020 e foi elaborado de dezembro a março, por uma comissão especialmente constituída para este fim. O Plano surgiu da necessidade institucional de garantir a acessibilidade a toda a comunidade e também de atender ao que define o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPel para a área. O documento aborda pontos como Inclusão e Acessibilidade no Ensino Superior; marcos orientadores; análise da situação na UFPel; Plano de Ações; considerações finais e referências.

Já o Regimento do Fórum Social da UFPel define a natureza, a finalidade, a constituição, os objetivos, a organização e o funcionamento do Fórum. A institucionalização do Fórum permitirá indicações de políticas e de necessidades de geração de conhecimento à Universidade. O Fórum faz parte do Programa de Gestão da atual reitoria e seu objetivo é congregar os movimentos para que eles indiquem suas necessidades, assim se apropriando da Universidade.

Entre outros pontos de pauta da reunião do Consun, foram aprovados o processo de operacionalização da captação de recursos através da modalidade de apoio cultural pela Rádio Federal FM, o Regimento Interno do Museu do Doce, o novo Doutorado em Recursos Hídricos, o Projeto Pedagógico do curso de pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Educação Ambiental e o Regimento para a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da UFPel.

Publicado em 22/07/2016, nas categorias Destaque, Notícias.