Grupo de Hidrologia em Bacias Hidrográficas lança site

O Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq, está lançando seu site, que é o http://wp.ufpel.edu.br/hidrologiaemodelagemhidrologica/.

A equipe é constituída por professores e pesquisadores de diferentes unidades acadêmicas da UFPel e de outras instituições (UFLA, UFPR, UFFS e Embrapa), além de técnico de laboratório e alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, contemplando diferentes formações acadêmicas, tais como Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica, Meteorologia, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Hídrica e Ciência da Computação.

Os pesquisadores do grupo estão inseridos em diversos Programas de Pós-Graduação (PPG), a saber: PPG Recursos Hídricos/UFPel, PPG Manejo e Conservação do Solo e da Água/UFPel, PPG Meteorologia/UFPel, PPG Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas/UFLA e PPG Ambiente e Tecnologias Sustentáveis/UFFS.

O grupo de pesquisa vem desenvolvendo atividades, na escala de bacias hidrográficas, voltadas ao monitoramento hidrológico, à análise espacial de atributos físico-hídricos do solo, à geo-estatística, a geotecnologias aplicadas,  ao estudo de chuvas intensas, cheias, estiagens e erosão e transporte de sedimentos, à regionalização hidrológica, à quantificação dos efeitos de mudanças climáticas e de uso e cobertura do solo sobre comportamento hidrológico e à gestão de recursos hídricos, envolvendo técnicas consideradas do estado-da-arte.

Vários destes estudos vêm sendo realizados em escala estadual e outros conduzidos na bacia experimental do arroio Pelotas, onde o grupo tem instalada uma densa rede de monitoramento hidrológico, a qual opera com discretização temporal mínima de cinco minutos.

Além disso, o grupo vem trabalhando fortemente no desenvolvimento de tecnologias voltadas à aplicação técnico-científica da engenharia de recursos hídricos, como o modelo hidrológico chuva-vazão LASH e sua versão em ambiente SIG (ArcLASH), o software de aquisição e análise de dados hidrológicos SYHDA, a ferramenta Watershed Isochrones, bem como outros projetos em desenvolvimento.

No site do grupo de pesquisa, pode-se obter diversas informações:
– composição do grupo (professores, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação);
– projetos de pesquisa em andamento;

– rede de monitoramento hidrológico na bacia hidrográfica do arroio Pelotas;

– softwares desenvolvidos pelo grupo e registrados junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)

– publicações em periódicos, livros e congressos;

– trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e projetos de pós-doutorado em andamento e concluídos;

– distinções/premiações já recebidas em virtude de trabalhos científicos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa;

– galeria de fotos; e

– seção de notícias, a qual é frequentemente atualizada.

Publicado em 08/07/2016, na categoria Notícias.