Início do conteúdo

UFPel apoia Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção

DSC_7707DSC_7714O reitor da UFPel, Mauro Del Pino, disse na abertura do 11º Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção (SBSP), realizada no auditório da UCPel, na manhã desta quarta-feira (6), que é uma satisfação para a Universidade apoiar o evento, que trata de temas estratégicos para a produção. O Congresso vai até a sexta-feira (8), reunindo cerca de 400 participantes de todo o país.

Em sua manifestação, Del Pino registrou que a UFPel está representada no encontro por diversos programas de pós-graduação vinculados à área e lembrou que a Universidade desenvolve inúmeros projetos sobre temas como sustentabilidade, produção limpa e agroecologia. “Que este encontro nos faça avançar na produção de Ciência e Tecnologia e colaborar para o desenvolvimento nacional”, afirmou o reitor da UFPel. Presente no evento também o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Luciano Agostini.

Fizeram parte da mesa de abertura, além do reitor da UFPel, o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, o pró-reitor de Administração da UCPel, Eduardo Santos, representando a Reitoria da Instituição, o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, o presidente da Fundação Edmundo Gastal, Laércio Nunes, o professor do IF Farroupilha Rafael Bonadiman, o presidente da SBSP, Lírio José Reichert, e o presidente do Congresso, Lovois Miguel.

Com o tema “Abordagem sistêmica e sustentabilidade: produção agropecuária, consumo e saúde”, o evento é promovido nesta edição pela Embrapa Clima Temperado. O Congresso reúne pesquisadores do país inteiro, a cada dois anos. Nesta edição, estão sendo apresentados 131 artigos.

Esta é a primeira edição no Rio Grande do Sul. Trata-se de um espaço de reflexão sobre o conhecimento técnico-científico e inovações recentes no campo da produção, comercialização e consumo de alimentos com qualidade – seguros, saudáveis e nutricionais -, assim como a proposição de estratégias de desenvolvimento que proporcionem uma melhor qualidade para as populações rurais e urbanas, com respeito ao meio ambiente.

Durante o Congresso, são realizadas palestras e mesas-redondas com especialistas do Brasil e do exterior que abordam temas como a nova questão agrária no país, mercados institucionais e cadeias curtas – mercados, tendências e consumo -, abordagem sistêmica e políticas públicas e abordagem sistêmica na pesquisa e na extensão.

O evento é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais das áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. A intenção é oportunizar integração, socialização de experiências, relatos e apresentação de trabalhos técnicos científicos e visitas técnicas.

O Congresso busca discutir temas relevantes para a sociedade à luz de uma abordagem sistêmica, contemplando alimentação saudável, produção agroecológica e agricultura familiar. Destaques do encontro são os pesquisadores Xavier Simón Fernandez, da Espanha, e Marcel Mazoyer, da França – este último, autor da obra História das Agriculturas no Mundo.

O evento está sediado na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), também apoiadora da atividade. No site do encontro está disponível a programação completa do Congresso.

Publicado em 06/07/2016, nas categorias Destaque, Notícias.