CPED retoma as atividades com perspectivas de progresso no EAD

Está sendo desenvolvida uma série de projetos na área de Educação a Distância (EAD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Equipe Multidisciplinar da Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPED), que retomou suas atividades em junho, é composta por cinco professores pesquisadores, vinculados ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Segundo Jandré Batista, professor-pesquisador componente do grupo, algumas das propostas da Equipe Multidisciplinar são a produção, edição, revisão e publicação de materiais de interesse da Educação a Distância, como videoaulas, apostilas, livros; dar suporte e alimentar os canais de comunicação social da CPED, além de dar apoio aos professores no desenvolvimento e avaliação de ferramentas de ensino. A intenção é de que, futuramente, a Universidade tenha um lugar qualificado para gravação de materiais para EAD. Nesses espaços, os professores contarão com o apoio da Equipe Multidisciplinar para elaboração e edição de videoaulas.

Os próximos passos do CPED/UFPel serão a reformulação do site www.ufpel.edu.br/ead e a criação de espaços em mídias sociais para divulgação das atividades de Educação a Distância, com informações sobre oportunidades, perfis dos cursos oferecidos pela UFPel, materiais pedagógicos e capacitações. Para isso, está em formulação a nova identidade visual da EAD na Universidade. A marca representará os conceitos que guiam a política institucional: democratização do acesso ao Ensino Superior e construção compartilhada do conhecimento. Além disso, está prevista a criação de uma editora on-line, aberta à participação da comunidade, e de uma plataforma digital para a livre disponibilização das produções acadêmicas.

O EAD da Instituição oferece os cursos de Licenciatura em Educação no Campo, Matemática, Filosofia, Letras – Espanhol e Pedagogia, atuando em 19 polos no Rio Grande do Sul, dando a oportunidade de acesso ao ensino superior a 885 acadêmicos. Mais de 3,1 mil já se formaram nos cursos EAD da UFPel. A Equipe Multidisciplinar atende no 3º andar do prédio da antiga fábrica Cotada e pelo e-mail eadmultidisciplinar@ufpel.edu.br.

Publicado em 06/07/2016, na categoria Notícias.