Atividades são retomadas no Campus das Ciências Humanas e Sociais

DSC_7609A comunidade acadêmica que desenvolve suas atividades no Campus das Ciências Humanas e Sociais da UFPel pôde, enfim, retornar à sua rotina administrativa e didática, com um acordo entre a Universidade e os ocupantes. Na manhã desta terça-feira (5), as direções das unidades acadêmicas atingidas estiveram com o reitor Mauro Del Pino para atualizarem a Administração Central sobre os fatos.

No CCHS, as negociações ocorreram a partir das demandas apresentadas pela ocupação em assembleia. Após reunião com as direções de unidade, foi acordado que o acesso aos estudantes e servidores seria liberado. Entre os pontos destacados pela vice-diretora da Faculdade de Educação, Lígia Carlos, é que ambas as partes chegaram ao consenso de que o ideal é que se unam forças em torno de demandas comuns, tanto das unidades quanto dos ocupantes.

Centro de Artes

Já no Tablado do Centro de Artes, permanece a ocupação. Presente na reunião, a diretora Úrsula Silva relatou a reunião ocorrida há poucos instantes, onde estiveram presentes também os pró-reitores de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório dos Santos, e de Infraestrutura, Evaldo Krüger. As demandas, segundo Úrsula, foram repassadas ponto a ponto, para que fosse explicado o que poderia ser feito. A diretora reiterou o apelo aos estudantes à desocupação, já que sem que o espaço esteja livre, não será possível realizar as intervenções planejadas, entre elas algumas constantes na pauta.

Mercosul

O diretor do Centro de Integração do Mercosul, Jabr Omar, explicou que as atividades acadêmicas da unidade permanecem inalteradas. A paralisação atinge somente as rotinas administrativas. Ao comentar sobre a pauta, que inclui reparos em escadas e salas de aulas, ficou combinada visita ao local do diretor, do reitor e de pró-reitores para estudarem ações ainda na tarde desta terça.

Publicado em 05/07/2016, na categoria Notícias.