A alegria das festas juninas chega ao Hospital Escola

DSC_0268A decoração colorida tomou conta do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel), filial Ebserh, e, como em todos os anos, a Festa Junina preencheu os corredores com muita animação. Na última quinta-feira (30), ocorria mais uma ação do Grupo de Humanização: era o Arraial do HE.

DSC_1315O xadrez das roupas, as tranças e os vários chapéus misturavam-se ao clima e ao som de ritmos juninos. A festa começou às 10h e se estendeu até o início da tarde. Como parte da decoração, foi produzido um painel com a imagem de um par caipira que foi composto pelos mais diferentes rostos e proporcionou muitas fotos divertidas.

DSC_1330O evento contou com a presença de um pipoqueiro que ficou à disposição dos participantes, juntamente com muitos doces, bolos, chá e comidas típicas de uma verdadeira festa de São João. Estiveram por lá funcionários, pacientes e familiares. A animação foi por conta do conhecido Palhaço Rói Rói, que compareceu pela terceira vez no Arraial do HE.

01A superintendente Julieta Fripp contou sobre a iniciativa. “A Festa Junina vem a somar com todos os outros projetos de humanização do nosso Hospital Escola, e visa basicamente integrar os trabalhadores e pacientes em um ambiente mais lúdico, para afastar um pouco o sofrimento e a rotina do cotidiano. Através desse processo de integração queremos perpetuar esse evento, porque realmente o pessoal tem grande satisfação de participar”, disse ela, comemorando mais uma grande realização e pontuando a ótima organização por parte do grupo de Humanização.

02A diversão não parou por aí e, na sexta-feira (01) ocorreu a 2ª edição da Campanha Decore Sua Unidade/Setor para o Arraial do Hospital escola. O HE amanheceu mais colorido e com muitos caipiras em seus corredores. A alegria contagiava e o clima de festa só aumentava. Teve pé-de-moleque, rapadura e amendoim, até mesmo o “padre” confirmou presença e garantiu muitos casamentos. Este ano, a equipe avaliadora teve muito trabalho para nomear os vencedores e, depois de muito suspense o veredito foi sancionado: Rede de Urgência e Emergência (RUE I) como a unidade assistencial e Gerência de Ensino e Pesquisa como o setor administrativo mais decorados. Como prêmio, foi entregue uma cesta de produtos típicos juninos a cada equipe.

A inovação e a ideia da campanha surgiram a partir de uma conversa entre os integrantes da Humanização, que buscavam criar uma competição saudável entre seu núcleo de funcionários e proporcionar um momento de descontração aos internados. Entre os avaliadores, reuniram-se diversos setores, para haver uma votação igualitária. O propósito que incentivou esta grande brincadeira deu certo e já se comenta sobre a edição do próximo ano.

O grande número de pessoas que participaram durante os eventos foi surpreendente, mas o que não gerou surpresa foi a força de vontade dos colaboradores envolvidos, que sempre utilizam seu tempo para interagir com os colegas e estar mais próximos dos pacientes, o que demonstra o quanto a Humanização está inserida no Hospital Escola.

Publicado em 05/07/2016, na categoria Notícias.