Projeto de extensão apresenta cotas e ações afirmativas em escolas públicas

WP_20160517_001“Cotas: um diálogo afirmativo entre a universidade e as escolas” é um dos projetos de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que foi contemplado este ano com verbas do Programa de Extensão Universitária (Proext), do Ministério da Educação. A iniciativa busca divulgar e realizar várias ações com as escolas públicas de Pelotas e região e comunidades indígenas e quilombolas, com a intenção de abordar a questão das cotas e das ações afirmativas.

WP_20160519_002O projeto, que está no seu segundo ano de atuação, é coordenado pelas professoras do Instituto de Ciências Humanas (ICH) Alessandra Gasparotto, Lori Altmann e Lisiane Manke e surgiu após a implantação dos sistemas de cotas pela UFPel em 2013. “O projeto surgiu depois que começamos a observar que muitas das vagas destinadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas, como indica a lei, não eram preenchidas pela falta de diálogo sobre as cotas com a sociedade”, conta a professora Alessandra.

As ações e atividades são planejadas por discentes dos cursos de Jornalismo, Cinema, Teatro, História, Dança e Antropologia, docentes dos cursos de Pedagogia, História e Antropologia, com participação do Laboratório de Ensino em História (LEH) e Núcleo de Etnologia Ameríndia da UFPel professores da rede pública. Também participam da elaboração integrantes das entidades parceiras, como o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas, o Núcleo de Educadores e Educadoras Negros, o Instituto Mário Alves, a Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, Coordenação de Ações Afirmativas e Política Estudantil (CAPE), Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD), entre outros.

O grupo tem como principal linha de ação realizar atividades voltadas aos estudantes e professores das escolas de Educação Básica da rede pública, gestores e servidores das escolas. Juntamente com a equipe de alunos e professores, o projeto busca propor espaços de discussão que dialoguem sobre temáticas ligadas ao combate do racismo, história da cultura indígena e o esclarecimento de que as cotas e ações afirmativas são um direito e uma reparação histórica, assim quebrando os preconceitos criados em torno do assunto.

Os alunos da UFPel participantes do projeto dizem acreditar que na medida em que realizam palestras e oficinas para esses estudantes das escolas públicas, eles desconstroem o preconceito em relação às cotas e ações afirmativas, através da informação. “Notamos que quando valorizamos a importância das cotas e explicamos como funciona, há um reconhecimento”, conta a estudante de Jornalismo Maiara Marinho.

No ano passado, o grupo realizou, durante o período de inscrições do Enem, o Mutirão ENEM, que tinha como finalidade desenvolver oficinas em várias escolas e incentivar os estudantes a discutir as cotas e as ações afirmativas. Foram realizadas oficinas nas escolas Dom João Braga, Joaquim Assumpção, Pelotense, Caic Pestano e Escola de Ensino Médio Z3. Dentre as ações feitas pelos alunos do projeto, destacam-se os dois plantões para auxiliar os estudantes do Colégio Pelotense na inscrição do Enem e uma atividade com alunos da Escola Joaquim Assumpção, que visitaram o ICH e fizeram a inscrição auxiliados pelos bolsistas do projeto.

Para saber mais sobre o projeto, acesse a página no Facebook Te liga nas cotas.

Publicado em 29/06/2016, nas categorias Destaque, Notícias.