Vem aí a Biblioteca Digital da UFPel

newsletter_IES_UFPELA comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pelotas passará a contar, nos próximos dias, com mais de 6,5 mil livros digitais distribuídos em todas as áreas de conhecimento. O acesso aos livros será realizado através de login e senha do Sistema Pergamum, 24 horas por dia, sete dias por semana, a partir de qualquer lugar e qualquer dispositivo conectado à internet (computadores, tablets e celulares).

O contrato de três anos oficializado com a base de dados Minha Biblioteca irá viabilizar o acesso simultâneo de até 23 mil usuários ao acervo, não havendo a necessidade de realizar empréstimos ou reservas. Além disso, os usuários poderão imprimir um certo número de páginas dos livros, bem como realizar realces e anotações.

A Minha Biblioteca é uma das maiores empresas deste setor, reunindo o acervo digital das principais editoras do Brasil (Grupo A – Artmed, Penso, Bookman, McGrawHill, Tekne, Artes Médicas; Grupo Gen | Atlas – Koogan, Roca, Santos, AC Farmacêutica, LTC, Forense, Método, Forense Universitária, E.P.U; Manole; Saraiva). A base de dados Minha Biblioteca já atende cerca de 250 instituições de ensino, dentre as quais, diversas universidades públicas (UFRJ, UFSM, UFSC, UFPB, UFJF, UFPel) e universidades privadas (UNISINOS, UCS, UPF, MACKENZIE, ESPM) de todo o país.

A presente iniciativa é parte do programa de qualificação da infraestrutura dos cursos de graduação da UFPel, uma parceria da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) com a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN), tendo por base os diagnósticos das avaliações realizadas pelo INEP que apontaram possibilidades de melhorias na dimensão de infraestrutura dos cursos (em especial nos laboratórios de ensino e nas bibliografias básicas e complementares). O programa foi criado em agosto de 2015 através do Núcleo de Acompanhamento e Apoio às Coordenações de Cursos (sob a coordenação do Prof. Juliano Santos do Carmo – NAACC/PROPLAN), da CPDI (sob a coordenação do professor Fábio Schramm – CPDI/PROPLAN) e com a colaboração de diversos coordenadores de cursos, que participaram das Comissões instituídas nos Fóruns de Coordenadores (que fizeram contribuições importantes também na elaboração do Formulário Institucional de Avaliação de Cursos – FIAC).

Boa parte das deficiências no que diz respeito às bibliografias básicas e complementares das unidades curriculares dos cursos serão satisfeitas pela Biblioteca Digital da UFPel – com a constante atualização do acervo com novos títulos e com as mais recentes edições de obras já disponibilizadas. No que diz respeito aos laboratórios de ensino, recentemente foi publicado o Edital PROEQUIP 2016-2017 que destinou cerca de R$ um milhão para a compra de equipamentos e materiais bibliográficos impressos.

A CTI, Coordenação de Bibliotecas e a Equipe Pergamum/UFPel estão trabalhando em conjunto para finalizar a implementação da Biblioteca Digital da UFPel, tanto no que se refere a importação dos metadados e exportação dos dados de acesso dos usuários à central de gerenciamento da Minha Biblioteca, como na configuração do sistema. Cabe ressaltar que já é possível visualizar os títulos de todos os livros digitais na plataforma Pergamum. Nos próximos dias, também serão realizadas oficinas para a capacitação de bibliotecários e demais servidores para a utilização do sistema e para auxiliar os estudantes na utilização dos e-books.

Além disso, em maio, o NAACC em parceria com o Núcleo de Gerenciamento de Espaços (NGE), enviou 24 novos computadores para a imediata implementação nas Bibliotecas da Universidade, para complementar o acesso ao acervo digital aos estudantes que não possuem acesso à internet.

Não deixe de utilizar esta nova e importante ferramenta disponibilizada pela UFPel para melhorar ainda mais a sua formação!

Informações para estudantes, técnicos-administrativos e docentes:

Coordenação de Bibliotecas nucleodebibliotecas@gmail.com

Informações para coordenadores de cursos:

Núcleo de Acompanhamento e Apoio às Coordenações de Cursos naacc@proplan.ufpel.edu.br.

Publicado em 27/06/2016, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.