Fototeca Memória da UFPel tem audiodescrição para deficientes visuais

fototecaAlunos do bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão dando uma nova perspectiva para o acervo da Fototeca nas redes sociais. Carolina Nogueira e Leandro Pereira – que tem deficiência visual – são colegas e juntos estão trabalhando para tornar as memórias acessíveis através da descrição das imagens.

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento de pessoas com deficiência visual. “Descrevendo as memórias fotográficas estamos possibilitando a inclusão e o conhecimento da história da Universidade”, explica Carolina.

A hashtag #PraCegoVer indica que o texto a seguir corresponde à imagem descrita. Pessoas que não enxergam utilizam em computador e celular programas que convertem textos em áudio.

Leandro conta que utiliza muito a rede social Facebook, mas que é ruim ler as legendas e não saber o que está na imagem. “Então, resolvemos demonstrar e apresentar este recurso criando uma fanpage nesta rede social que quase todo mundo usa”, conta.

Bolsistas do projeto “O Museu do Conhecimento para Todos: inclusão cultural de pessoas com deficiência em museus universitários”, coordenado pela professora Francisca Ferreira Michelon, além de trabalhar com a descrição do acervo da Fototeca atuam com acessibilidade em outros projetos.

Para conhecer o trabalho, basta acessar a página aqui. “Queremos convidar todos para curtirem a nossa página, conhecerem nosso trabalho e serem multiplicadores deste recurso que promove a inclusão de pessoas com deficiência visual”.

Para mais informações, contato pode ser feito pelos e-mails nogueiracarolina1996@gmail.com e lheandro@msn.com.

Publicado em 27/06/2016, na categoria Notícias.