UFPel terá plataforma Minha Biblioteca

minhabibliotecaSão mais de cinco mil títulos em todas as áreas do conhecimento, das principais editoras acadêmicas do país, disponíveis via internet. Esse conteúdo estará em breve acessível para a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A instituição está em fase final do processo de contratação da Minha Biblioteca, plataforma prática e inovadora que oferece às Instituições de Ensino Superior o acesso a milhares de livros técnicos, científicos e profissionais de qualidade.

Os usuários terão uma conta de acesso individual e poderão acessar o mesmo conteúdo de forma simultânea, com a possibilidade de fazer realces e anotações no texto, armazenando para futuras pesquisas. Também será possível selecionar as obras preferidas, deixando-as à disposição.

Todos os títulos são amplamente referenciados em cursos universitários de graduação e pós-graduação e estão disponíveis em texto integral. O conteúdo pode ser acessado 24 horas por dia, em sete dias da semana, de qualquer dispositivo conectado à internet. Cada novo livro lançado ou edição atualizada dessas editoras – Grupo A, Grupo Editorial Nacional, Atlas, Manole e Saraiva e os 21 selos por elas distribuídos – é automaticamente disponibilizado na plataforma.

Conforme o chefe do Núcleo de Acompanhamento e Apoio às Coordenações de Curso, Juliano do Carmo, a assinatura do serviço deverá incrementar a bibliografia básica e complementar dos Projetos Pedagógicos dos cursos, impactando diretamente na qualidade do ensino e na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Os coordenadores de curso foram consultados sobre a plataforma e avaliaram o catálogo. Segundo Carmo, a grande maioria sinalizou que o banco de dados traria importantes contribuições.

A UFPel deverá assinar o serviço por três anos e o investimento para esse período é de R$ 323,9 mil. A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) está distribuindo 25 computadores entre as diversas bibliotecas da Universidade para facilitar o acesso à plataforma por aqueles estudantes que não possuem internet.

Em breve, o serviço será disponibilizado no portal da UFPel. Conheça mais a Minha Biblioteca aqui: http://www.minhabiblioteca.com.br/.

Publicado em 09/06/2016, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.