UFPel aprova projeto de Ciências Forenses em parceria com a Polícia Federal

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou a lista dos projetos aprovados do Edital Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). Um deles é o Projeto Ciências Forenses (Forensics Sciences), capitaneado pela Polícia Federal e que tem a participação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O projeto ficou classificado em sétimo lugar em uma lista com mais de 300 propostas submetidas em todo o Brasil. Envolvendo várias instituições de ensino superior e coordenado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o projeto vai envolver ações de intercâmbio de pesquisadores, troca de ideias, workshops, cursos e outras iniciativas envolvendo áreas como toxicologia, química forense, direito forense, genética forense, química analítica, entre outras. “Em geral, o projeto busca resolver problemas forenses, uma área que carece de expansão no Brasil, na qual o desenvolvimento de ciência ainda é muito pequeno”, observou o professor Claudio Martin Pereira de Pereira, coordenador do curso de Química Forense da UFPel.

A participação da UFPel se dará especialmente nos segmentos de química forense e toxicologia, envolvendo, além do curso de Química Forense, os Programas de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção e Biotecnologia. Além de Pereira, os professores Rogério Freitag e Rafael Guerra Lund também fazem parte da equipe do projeto.

No Edital, havia um orçamento de R$ 10 milhões para cada projeto e a avaliação teve uma comissão internacional. Segundo Pereira, há expectativa de que parte dos recursos sejam liberados. Entretanto, espera-se uma contrapartida das Fundações de Amparo à Pesquisa estaduais.

O professor destaca que o projeto prevê uma relação fortíssima de ensino, pesquisa e extensão, que envolverá especialmente alunos de graduação e pós-graduação.

Mais informações estão disponíveis aqui.

Publicado em 09/06/2016, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.