Seminário celebra dez anos de Grupo de Pesquisa HISALES

cartaz divulgacao Seminario10anosHISALES emailDez anos de pesquisa em História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares serão comemorados em grande evento nos dias 23 e 24 de junho. O Grupo HISALES, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promove um seminário comemorativo e as inscrições para ouvinte estão abertas.

Entre os temas discutidos estarão os desafios da alfabetização na atualidade, formação de pesquisadores, práticas de leitura e escrita e a própria história do Grupo.

Palestras, relatos de experiências, mesa-redonda e exposições fazem parte da programação do encontro, que será realizado no Auditório 2 do Centro de Artes (Rua Álvaro Chaves, 65).

As inscrições podem ser feitas na Sala do HISALES (Rua Lobo da Costa, 1.877). O investimento é de R$ 20,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3921-6619 ou pelo e-mail grupohisales@gmail.com. Saiba mais sobre o Grupo no site ou no Facebook.

Programação:

23/06 – Quinta-feira
17h – 17h30min: Credenciamento
17h30min: ABERTURA DO EVENTO – Profa. Dra. Eliane Peres e Profa. Dra. Vania Grim Thies (coordenadoras do HISALES) e representantes da coordenação da FaE e PPGE/UFPel
18h – 20h: PALESTRA “Desafios da alfabetização na atualidade”, com a Profa. Dra. Luciana Piccoli (FACED/UFRGS)

24/06 – sexta-feira
Manhã
8h30min – 10h: MESA-REDONDA “HISALES: 10 anos de pesquisa, ensino e extensão”, com Profa. Dra. Eliane Peres e Profa. Dra. Vania Grim Thies (coordenadoras do Grupo de Pesquisa HISALES – PPGE/FaE/UFPel)
10h: Intervalo – Coffee-break
10h30min – 11h45min: MESA-REDONDA “Pesquisa e formação de pesquisadores no HISALES”
Profa. Me. Cícera Marcelina Vieira (HISALES e Rede Municipal de Ensino de Pelotas/RS) – “Eixo 01 de pesquisa do HISALES – Estudos sobre história da alfabetização”
Profa. Dra. Lisiane Sias Manke (HISALES e Depto. História – ICH/UFPel) – “Eixo 02 de pesquisa do HISALES – Pesquisas sobre práticas escolares e não-escolares de leitura e escrita”
Prof. Dr. Antonio Maurício Medeiros Alves (HISALES, PNAIC e IFM/UFPel) – “Eixo 03 de pesquisa do HISALES: Livros escolares produzidos no Rio Grande do Sul”
Tarde
13h30min – 16h20min: “FALAPROFESSOR@: Apresentação de Relatos de Experiências de Alfabetização, Leitura e Literatura na Escola”. Local: Salas da UFPel (sessões dos trabalhos e localização das salas serão divulgadas antes do evento, via e-mail, site e Facebook do HISALES)
16h30min: Intervalo – Coffee-break
17h – 19h: PALESTRA “Alfabetização e literatura: um encontro possível – fragmentos da prática pedagógica desenvolvida nos anos iniciais do ensino fundamental”, com Profa. Mestranda Sílvia Nilceia Gonçalves (PPGE/FaE/UFPel e Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS)
19h: ENCERRAMENTO DO EVENTO – Profa. Dra. Eliane Peres, Profa. Dra. Vania Grim Thies e integrantes do Grupo de Pesquisa HISALES (PPGE/FaE/UFPel)

Publicado em 06/06/2016, nas categorias Destaque, Notícias.