Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular recebe destaque em evento

PET GAPE 1O Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular (GAPE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que pertence ao Programa de Educação Tutorial (PET), recebeu destaque pelo trabalho “Um outro modo de contar histórias: Produção de material audiovisual para formação de professores”. A proposta foi apresentada no 19º SulPET – evento regional dos Grupos PET (Programa de Educação Tutorial) do Sul do Brasil. O evento foi realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, em maio. O evento anual, que tinha como tema “Viver e compartilhar diversidades”, é um encontro da região Sul que visa a apresentação de trabalhos realizados pelos grupos PET’s.

PET GAPE 2O trabalho “Um outro modo de contar histórias: Produção de material audiovisual para formação de professores” foi o destaque da área de Multidisciplinaridade e Outros. A apresentadora do pôster e estudante de Jornalismo, Jéssica Corrêa, abriu a cerimônia ao receber o certificado no palco do Salão de Atos da UFRGS, na tarde do dia 29 de maio.

A proposta do trabalho surgiu da parceria do GAPE com o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância (EaD) do Polo de Hulha Negra da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os bolsistas e estudantes deveriam organizar e coordenar grupos de ensino com os temas “Literatura e Educação Infantil” e “Educação Inclusiva”, guiando as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Devido ao amadurecimento do trabalho teórico, através da colaboração de professores para seleção de bibliografia, realização de debates e palestras, os integrantes dos grupos de ensino foram desafiados a produzirem material audiovisual, de modo a abordarem as histórias de literatura infantil, adaptando a cultura surda e havendo uma dramatização, que seria registrada.

O objetivo do trabalho era servir de recurso didático, tanto para a formação dos futuros professores, como para a organização dos Microprojetos Temáticos de Ensino. Também era proposta levar aos bolsistas do GAPE e ao conjunto dos estudantes da Pedagogia EaD temas que careciam de maior reflexão e ação, dando preferência àqueles menos abordados durante o curso.

A atividade proporcionou uma integração entre o PET – GAPE e os demais estudantes da Pedagogia, orientando-se pela leitura, pesquisa, escrita e pela produção de material audiovisual, veículos importantes para a formação do professor leitor literário, bem como para a disseminação do conhecimento em torno da educação inclusiva.

Publicado em 03/06/2016, nas categorias Destaque, Notícias.