Acadêmico argentino participa de missão na UFPel

7313101-leoshulerO acadêmico Leonardo Schuler, do curso de Geografia da Universidade Nacional da Patagonia San Juan Bosco (UNPSJB)/Argentina, esteve na última semana em missão junto ao Laboratório de Urbanismo (LabUrb), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A missão fez parte do projeto internacional entre as universidades para a continuidade de desenvolvimento conjunto do APP+Saúde, financiado pelo CNPQ e Governo da Argentina.

A missão contou com diversas reuniões e exposições do projeto, e visita à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

O “APP+Saúde: Sistema georreferenciado e comunitário para a gestão, mobilidade e acessibilidade a saúde” pretende criar um sistema que registre particularidades do acesso da população ao sistema de saúde pública, tanto em áreas urbanas como rurais da região Sul, do estado do Rio Grande do Sul (município de Pelotas) e do Distrito de Chubut, Argentina (cidade Comodoro Rivadavia), um sistema de monitoramento georreferenciado e integral, que facilite a gestão da atenção sanitária pública, levando em consideração a acessibilidade e mobilidade dos usuários pelos espaços públicos.

Nesse sentido, se propõe abordar uma investigação interdisciplinar, que por sua vez gere um produto tecnológico que permita melhorar a gestão para o acesso a saúde publica. O sistema organiza-se em três componentes. O primeiro, um sistema georreferenciado de monitoramento (utilizando SIG – Sistema de Geoprocessamento – de plataforma livre), que organize os dados da saúde do lugar, que facilite as consultas, prevenção e prognóstico de eventos. Outro aspecto é uma aplicação de telefonia celular de uso restrito aos agentes de saúde e outra de uso aberto para a carga dos dados por parte da comunidade, que permita fornecer dados ao sistema de monitoramento. Por último, um dispositivo metodológico de transferência de cartografia social para SIG, incorporando os elementos sociais, temporais, culturais e conjunturais no mapa geral.

Desse modo, se propõe avançar num duplo propósito: inicialmente na criação de um sistema que permita a gestão de dados de saúde com a participação de agentes de saúde, da Universidade e a população, para posteriormente avançar na analise do funcionamento do próprio sistema de saúde e dos resultados e particularidades de acesso a saúde da população.

No momento, o aplicativo encontra-se em fase de testes e calibragem, além de treinamento com agentes de saúde da família na Argentina. O APP+Saúde está disponível gratuitamente para equipamentos no sistema Android neste link.

Publicado em 31/05/2016, na categoria Notícias.