Gênero, raça e etnia é tema no I Simpósio de Gênero e Diversidade

DSC_0106O Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFPel recebeu na sexta–feira (20) o grupo de trabalho número 8: Gênero,raça e etnia,parte do I Simpósio de Gênero e Diversidade, organizado pelo Observatório de Gênero e Diversidade e pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFPel.

O grupo de trabalho contou com uma mesa redonda composta pelas professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS ) Luciana Garcia de Mello e Cassiane de Freitas Paixão e pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural na UFelL Joziléia Daniza Kaingang.

A professora Luciana Garcia tratou sobre Raça, gênero e classe: As mulheres negras no mercado de trabalho brasileiro, em sua fala ela pontuou a questão da taxa de desemprego entre as mulheres negras,trabalho doméstico , divisão social do trabalho e problematizou essas questões com a intenção de lançar possíveis respostas.

A doutora e pesquisadora Joziléia Kaingang falou sobre as Mulheres kaingang: seus caminhos, políticas e redes, em sua fala ela abordou a história do povo indígena kaingang,as vivências e,a participação da mulher indígena nos movimentos políticos indígenas e a luta da mulher indígena para ter voz através da formação acadêmica. Em sua fala, Joziléia também destacou que “não é só na esfera doméstica que a mulher kaingang tem se mostrado. Há um fortalecimento de redes que elas criaram, e eu me incluo nestas redes, que fomenta o aparecimento maior destas mulheres no domínio público”.

Já a professora Cassiane Paixão tratou sobre a O espaço de resistência do negro no ambiente acadêmico. Em sua fala, ela procurou apresentar questionamentos e respostas sobre o estudante negro dentro da universidade e sua participação no ambiente acadêmico, identidade da mulher negra, educação como enfrentamento e resistência e a questão do racismo. A professora também afirmou que “muitas vezes o espaço acadêmico não democratiza, mas reproduz um discurso racista e sexista”.

Publicado em 23/05/2016, na categoria Notícias.