Todos podem ser Frida está na Livraria até este sábado (21)

DSC_0111DSC_0120Até este sábado (21), a Livraria da UFPel recebe a exposição “Todos podem ser Frida”,  da fotógrafa Camila Fontenele de Miranda.

A exposição fotográfica surge de um projeto que, em sua primeira fase, buscou fazer releituras das obras da artista Frida Kahlo com modelos masculinos e trabalhou bastante a questão de gênero, provocando o público a discussão sobre a classificação de roupas e acessórios em masculinos ou femininos. Num segundo momento, essas fotos foram feitas com mulheres, homens e crianças e o objetivo era refletir sobre alteridade.

A professora Micheli Afonso, curadora do projeto, explicou que foi exatamente esta segunda fase da obra da artista que veio para Pelotas em consonância com a XV Semana de Museus. Uma parte do acervo foi alocada na Secretaria Municipal de Educação onde recebe visitações, principalmente de alunos das escolas fundamentais. Outra parte está instalada na livraria da UFPel, com vistas a um público jovem e adulto.

“A ideia é trabalhar não somente a questão de gênero, mas também a empatia, o colocar-se no lugar do outro nem que seja pelo instante de um ‘flash’, com os objetos que remetem a questão da identidade. Quando a gente veste os objetos de Frida, a gente tem a possibilidade de se colocar no lugar dela e refletir sobre os cinco eixos que se relacionam com sua obra: Frida por inteiro; o amor de Frida; a dor de Frida; as cores de Frida; o aborto de Frida”, explica Micheli.

O projeto também possui uma exposição virtual em que são apresentadas selfies de visitantes vestindo acessórios de Frida Kahlo. As fotos devem ser enviadas para o site do Museu de Coisas Banais [http://wp.ufpel.edu.br/museudascoisasbanais/] acompanhadas de uma narrativa falando por que tirou a foto e o que sentiu refletindo sobre um destes cinco eixos.

O Museu de Coisas Banais é um projeto de pesquisa coordenado pela professora Juliane Serres, vinculado ao Instituto de Ciências Humanas da UFPel e tem como proposta trazer para o mundo virtual objetos do cotidiano com as suas histórias visando uma aproximação do museu com seu público.

A Livraria da UFPel está localizada no Espaço Cultural da Universidade, antiga Brahma, na rua Benjamin Constant, 1071. Funciona nesta sexta (20) até as 19h e no sábado das 14h às 18h.

Publicado em 20/05/2016, na categoria Notícias.