Seminário em Antropologia da Alimentação recebe inscrições

alimentacao“O ato de comer é universal e corriqueiro. Mas, ao revestir-se de sentidos e valores, que se manifestam em escolhas, o comportamento relativo à comida é revelador da cultura e marcador de identidades. Daí a comida ser boa para pensar”. Assim o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGAnt/UFPel) apresenta o Seminário Especial em Antropologia da Alimentação.

Podem participar graduandos e outros interessados que desejem participar como curso de curta duração – que devem fazer inscrição até o dia 27 de maio, pelo e-mail comida.pensar@gmail.com, informando nome, curso e semestre – e pós-graduandos que desejem cursar como disciplina optativa do PPG em Antropologia (com matrícula de 30 de maio a 1º de junho, pelo e-mail ppgant@ufpel.edu.br).

Os encontros serão nos dias 9, 16, 23 e 30 de junho, e 7 de julho, das 9h às 12h. Uma saída de campo está prevista para o dia 25 de junho.

Programação:
9 de junho – Comida para pensar: uma proposta de abordagem, com Renata Menasche (Universidade Federal de Pelotas)
16 de junho – A construção de uma cozinha: o caso brasileiro, com Mártin Tempass (Universidade Federal do Rio Grande)
23 de junho – Produtos locais e seus significados: olhares a partir dos alimentos andinos e dos queijos artesanais brasileiros, com Gloria Sammartino (Universidade de Buenos Aires) e Jaqueline Sgarbi Santos (Universidade Federal de Pelotas)
25 de junho (saída de campo – colônia de Pelotas) – Tendências da alimentação contemporânea, com Renata Menasche (Universidade Federal de Pelotas)
30 de junhoComida e objetos, com Janine Collaço (Universidade Federal de Goiás)
7 de julhoComida e imigração: uma reflexão a partir dos imigrantes poloneses no Brasil, com Karolina Bielenin-Lenczowska (Universidade de Varsóvia e Universidade Federal de Santa Catarina)

Publicado em 20/05/2016, na categoria Notícias.