I Simpósio de Gênero e Diversidade discute relações de trabalho e gênero

DSC_0165O auditório da Reitora sediou na tarde desta quarta feira (18) o Grupo de trabalho número 7 do I Simpósio de Gênero e Diversidade, realizado na UFPel até a sexta-feira (20), com o tema Gênero e trabalho, com a participação das professoras Ana Godinho (UFRGS) e Susana da Silva (FURG).

Ana Godinho trouxe a questão do trabalho feminino e a presença das mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em sua apresentação, a professora elucidou com dados estatísticos como se dá a relação entre o trabalho e a busca pela escolaridade entre o público feminino em relação ao masculino. No campo de trabalho, destacou que existe uma bipolarização da posição feminina. “De um lado profissionais executivas e profissões intelectualmente superiores e, de outro, profissionais ocupando lugares tidos como tipicamente femininos. Neste segundo do grupo enquadram-se as mulheres de EJA”, afirma.

A professora também trouxe em sua fala a questão da distribuição desigual entre homens e mulheres do trabalho doméstico não remunerado e concluiu dizendo que a escola é espaço privilegiado para refletir sobre as desigualdades das  condições de trabalho. ” O avanço da escolaridade não tem contribuído para a melhoria das condições de trabalho mas a escola é lugar para as mulheres discutirem sobre suas condições”, pontuou.

Susana Silva trouxe questões metodológicas para a pesquisa que tem a mulher como objeto de estudo. ” O pesquisador precisa perceber de que lado está falando, qual seu entendimento de mundo para, assim, fazer recortes sócio, espaciais e temporais que levam a compreender processos empíricos, ir a campo e trazer relatos”, afirma.

A professora conclui que as relações de gênero estão dentro de uma realidade patriarcal e capitalista que deve ser levada em consideração. ” Para pensar no termo é preciso pensar em recortes como as relações de gênero e de classe, do capitalismo, das relações de produção, racismo e patriarcado”, aponta Susana.

Publicado em 18/05/2016, na categoria Notícias.