A Cidade como Palco: Mostra de Cenas Teatrais

CARTAZ - experimento 2Na próxima sexta-feira (20), das 16h45min às 21h45min, no centro histórico de Pelotas, serão apresentadas 19 cenas teatrais dirigidas por estudantes da disciplina de Encenação Teatral I, ministrada pelo professor Adriano Moraes, do curso de Teatro da UFPel. Cada estudante montou uma equipe de trabalho e criou uma cena para ser realizada em um espaço da cidade. O objetivo desse exercício na disciplina é estimular nos estudantes a compreensão das potencialidades do espaço real como espaço teatral. Entender a cidade ou mesmo a escola como cenário impede que processos criativos possam ser interrompidos ou mesmo iniciados com o argumento de que uma cidade ou uma escola ou, ainda, uma comunidade não possui espaço teatral.

Inspirado em exemplos da cena contemporânea mundial como o Teatro Potlach, da Itália; La fura dels bals, da Espanha; Teatro da Vertigem, do Brasil; Bread and Puppet Theater, dos Estados Unidos, para citar apenas alguns exemplos, o exercício exigiu dos estudantes algumas escolhas importantes para organizar o processo criativo em um curto período de tempo. Todos os alunos e alunas partiram de suas motivações particulares e de seus domínios técnicos específicos para enfrentar o desafio de dialogar com algum espaço da cidade.

Os temas selecionados para as cenas são os mais diversos. Os espectadores poderão ver nas cenas preocupações com a violência, com a questão de gênero, com a pobreza, com o consumo excessivo, com a situação política, dentre outras temáticas, mas todas engajadas com a condição humana na atualidade.

Clique na imagem para ver a programação.

Publicado em 17/05/2016, na categoria Notícias.