ClinEq participa de Conferência Nacional e recebe premiações

site-768x576O grupo ClinEq, da Faculdade de Veterinária da UFPel, participou da 17ª Conferência Nacional da Abraveq (Associação Brasileira de Veterinários de Equideos), considerado o maior evento científico em equinos da América Latina, realizado entre os dias 29 de abril e 1º de maio, em Campos do Jordão/SP. No total, oito publicações da equipe foram apresentadas no evento e discutidas com os demais participantes, sendo que quatro passaram para a segunda etapa da avaliação. Conforme o grupo, os resultados foram muito satisfatórios. Dentre os quatro finalistas, dois obtiveram a premiação de primeiro lugar em sua respectiva área, são eles:

O trabalho na área de Clínica de equinos intitulado “Avaliação de marcadores do metabolismo energético em potros nascidos de éguas com placentite de acordo com o escore de sepse” apresentado pela doutoranda Luciana Araújo, e o trabalho na área de Fisiologia do Exercício intitulado “Indicadores de Metabolismo e Proteínas Inflamatórias em Potros Crioulos submetidos a diferentes sistemas de criação” apresentado pela graduanda Camila Wendt.
Esta premiação demarca o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de 18 anos por toda equipe e seus colaboradores.

O ClinEq trabalha em interação com vários setores da UFPel, UFSM, UNESP Botucatu, USP, algumas Universidades internacionais. Conta com a parceria de Haras e Cabanhas da região para a realização dos experimentos. A Associação Brasileira de Cavalos Crioulos também tem apoiado os estudos do grupo (confira a notícia no clicando no link: www.cavalocrioulo.org.br/noticias/detalhes/133060/equipe-clineq-apresenta-estudos-em-confer-ncia-nacional), essa parceria vem permitindo o estudo do cavalo Crioulo e o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à realidade de campo.

O evento
Nesta edição, a conferência contou com mais de mil participantes, proporcionando a estudantes e médicos veterinários palestras de nível técnico nas áreas de Clínica e Cirurgia e Reprodução. Proporcionou também a apresentação de 430 trabalhos científicos em diferentes áreas, sendo estes avaliados por renomados profissionais das diversas áreas da Medicina de Equinos.  Além disso, fóruns avançados debateram diferentes assuntos: Mormo, Neonatologia (organizado pelo grupo ClinEq), Odontologia, Células Tronco, Neurologia, Abordagem da Articulação Fêmur Tíbio Patelar e Fórum do Ministério da Agricultura. O evento também contou com a feira de produtos especializados em equinos.

Publicado em 16/05/2016, na categoria Notícias.