Engenharia de Petróleo faz Semana Acadêmica de 30 de maio a 3 de junho

Será realizada entre os dias 30 de maio e 3 de junho a Semana Acadêmica da Engenharia de Petróleo da UFPel, o IV Petro-Sul. Este é um evento com caráter técnico-científico, organizado por alunos do Capítulo de Estudantes da SPE UFPel (Society of Petroleum Engineers, UFPel Student Chapter) e do Diretório Acadêmico da Engenharia de Petróleo (DAKA), que ocorre anualmente e que busca apresentar à comunidade acadêmica e ao setor produtivo as mais recentes novidades e tendências tecnológicas da área de E & P de petróleo.

Em sua quarta edição, o evento tem se caracterizado por a cada ano reunir cientistas e profissionais da indústria para ministrarem palestras e minicursos, como o engenheiro de simulação graduado na Rússia Juan Mateo Hernandez, Hernani Chaves, geólogo de petróleo da Petrobras durante três décadas.

Participarão também Carlos Alberto Pedroso, engenheiro de petróleo formado pela Universidade Petrobras, atualmente engenheiro da Queiroz Galvão Exploração e Produção Participações, possuindo longa experiência em águas profundas e prêmios como SPE Latin American & Caribbean Production & Operations Technical Awards (2011), Oil Industry National Prize – Technical Excellence (2009) e SPE Distinguished Lecturer (2005-2006), e Luis Fernando Neumann, que foi SPE Distinguished Lecturer e que em 2013 participou ativamente da construção e estimulação do primeiro poço multi-fraturado da seção pré-sal. Foi convidado ainda Paulo Marcos Vieira, engenheiro de reservatório com experiência na Bacia de Santos e Campos. Outros nomes participarão.

O evento conta com o patrocínio Prata da empresa de E&P de petróleo Karoon Energy International, patrocínio Bronze da empresa Oxiteno e da empresa de indústria sísmica Spectrum. Além disso, conta com o apoio da SOLPE Soluções em Ciências e Engenharia de Petróleo, IDEA Petroleum, RDL Consultoria, Elsevier Editora, Engineering Simulation and Scientific – ESSS Software, Petrobras, Queiroz Galvão Exploração e Produção Participações, AEPET  Associação dos Engenheiros da Petrobras, IBP, Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, SPE Seção Macaé e apoiadores locais.

O IV Petro-Sul ocorrerá com minicursos pela manhã e palestras à tarde. A programação e as inscrições estão disponíveis no site http://www.petro-sul.com/. Conforme a organização, é o maior evento acadêmico do setor petrolífero do Sul do Brasil e está aberto a todos os estudantes e profissionais que se interessarem em conhecer mais sobre o setor.

Publicado em 13/05/2016, na categoria Informes Acadêmicos.