Início do conteúdo

UFPel unificará análises para ingresso por cotas e para benefícios

DSC_1385

A Administração Superior da UFPel está trabalhando para unificar os processos de análise sócio-econômica para ingresso por cotas e benefícios da assistência estudantil. Em uma sequência de reuniões realizadas nos dias 10 e 11 de maio, representantes das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e de Graduação estiveram reunidas com a vice-reitora, Denise Gigante, para discutir uma proposta de alteração na análise feita pelo Núcleo de Serviço Social da Prae para os ingressantes cotistas nas modalidades L1 e L2, unificando com a análise para ingresso nos programas de assistência estudantil.

Atualmente são feitas duas análises, em momentos distintos, que demandam apresentação de vários documentos, além de entrevistas. A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, quer trabalhar para dar mais eficiência a esses processos, realizando uma única entrevista e apresentando os mesmos documentos para os dois processos, e, assim, liberar os resultados finais com maior celeridade.

“Como houve um crescimento significativo dos pedidos de benefícios, e o quadro de assistentes sociais da Prae não cresceu na mesma proporção, o prazo de espera para liberação dos resultados está aumentando a cada semestre”, diz Ediane.

A Chefe do Núcleo de Serviço Social, Janaína Guerra, demonstrou preocupação com o rigor do trabalho, pois têm sido identificados alguns casos de tentativas de burlar o sistema de cotas, por pessoas com renda superior ao teto que omitem informações, especialmente em cursos mais concorridos. “Isso demanda um trabalho mais detalhado por parte dos assistentes sociais, que precisam ir em busca dessas informações, demorando um tempo maior em cada análise”, observa a pró-reitora.

A coordenadora de Registros Acadêmicos, Emileni Tessmer, apresentou a necessidade de agilizar as análises dos ingressos por cotas, pois, atualmente, dos pedidos indeferidos, restam vagas ociosas, dado que o prazo entre as matrículas e o começo do semestre é exíguo, especialmente no caso dos remanescentes.

A titular da Coordenação de Tecnologia da Informação, Amanda Argou, participou da discussão, a fim de subsidiar o grupo com os instrumentos necessários para a mudança no processo, visto que atualmente são usados formulários eletrônicos e agendamento de entrevistas online. 

A viabilidade das alterações será avaliada pelas estruturas envolvidas, que desenvolverão em conjunto, uma proposta de melhoria para os processos. Tão logo seja finalizado o novo formato do processo, será noticiado nas páginas da UFPel e das pró-reitorias, a fim de informar os candidatos.

Publicado em 12/05/2016, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.